Aulas Práticas

Remédios Naturais

A utilização de remédios naturais é uma prática de carácter científico, em que as metodologias têm sido desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de anos para a eficiente utilização da mais diversas substâncias existentes na natureza passivas de tratar patologias.
Antes da ciência médica contemporânea, os remédios naturais, garantiam a qualidade da saúde da população. Nos dias de hoje, os métodos tradicionais obtidos através da sabedoria sobre os diversos tipos de remédios naturais são utilizados em complementaridade com a ciência médica atual.
São muitas as doenças que podem ser tratadas com remédios caseiros, utilizando-se de plantas medicinais, sementes, , frutas e cereais. Coisas que você tem fácil acesso, e que nem sabia que ajudariam na sua saúde.
Por isso nos preocupamos em informá-lo e ensiná-lo sobre esses remédios.
Como são preparados e como agem no seu organismo. As aulas práticas, trazem muitas receitas de remédios para problemas comuns, que vão lhe poupar dinheiro e saúde.

Aulas Práticas

Plantas Medicinais

Para se ter um corpo saudável é necessário cuidar do mesmo como um todo. Este é o nosso objetivo cuidar do ser humano atendendo suas necessidades, físicas, mentais e espirituais. Nossa meta é apresentar um estilo de vida saudável que previna o adoecimento, assim como também apresentar os recursos encontrados na natureza que podem facilmente serem adaptados ao nosso dia-a-dia nos garantindo uma melhor qualidade de vida.
Os 8 remédios naturais consistem em: alimentação saudável, prática de exercício físico, ingestão de água, confiança em Deus, exposição à luz solar, temperança, ar puro e repouso. Além destes encontramos na natureza plantas entre outros, que possuem grande finalidade terapêutica.
O emprego de plantas medicinais na recuperação da saúde tem evoluído ao longo dos tempos. Os vegetais possuem antioxidantes que são certos sais minerais, vitaminas e são elementos fitoquímicos de ação curativa. Planta Medicinal é aquela que contém um ou mais de um princípio ativo que confere atividade terapêutica.
As plantas medicinais possuem diferentes formas de uso como chás, compressas, cataplasmas, banhos, sucos, tinturas, unguento e pomadas, xaropes, pós medicinais, óleos essenciais, gargarejos e bochechos e inalação.
Nossas aulas práticas sobre esse assunto vão lhe apresentar as principais plantas medicinais, e como fazer o uso correto das mesmas.

Aulas Práticas

Geoterapia

A natureza deixa para nós elementos que nos proporcionam mais saúde e bem estar. A argila, por exemplo, é um importante aliado no tratamento de várias doenças. Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, anti-inflamatório e cicatrizante. A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais.
A argila troca os minerais da região doente e melhora a circulação sanguínea. E seu efeito pode ser potencializado quando combinada ao carvão vegetal.
Aqui nós também utilizamos máscaras de argila e dolomita para melhorar a saúde e aparência da pele da face.
Mas para entender melhor as propriedades desses elementos, bem como sua ação sobre o organismo, nós oferecemos aulas práticas que servem como um complemento para os tratamentos realizados nessa área. Justamente para que você não só experimente, mas aprenda a fazer uso desse recurso, mesmo depois da sua estadia conosco.

Aulas Práticas

Hidroterapia

Água é o nutriente mais importante para o organismo, é o solvente básico para os produtos da digestão e é essencial para eliminar substâncias desprezadas pelo organismo. Além disso, estabiliza a temperatura corporal e leva os nutrientes para as células. Portanto, a boa hidratação ajuda a manter a saúde e a ficar em forma. As técnicas da terapia pela água podem agir diretamente sobre todo o corpo ou pode atuar sobre determinada área.
A água pode funcionar de modo simples e direto ou complexo e indireto, e sua capacidade terapêutica toda especial pode ser empregada em estado líquido, gasoso ou sólido.
Ela é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.
Aqui no CEVISA, faz parte dos nosso tratamentos, sessões de hidroterapia. Mas as aulas práticas lhe permitem ir além de experimentar os banhos, mas te proporciona conhecimento mais amplo e também específico sobre o assunto. Aprenda os benefícios da água, e o mais importante saiba como transmitir esse conhecimento.

Aulas Práticas

Massoterapia

É comum as pessoas relacionarem a massagem ao relaxamento ou à estética. O que ainda não é muito difundido são os benefícios dela como tratamento terapêutico preventivo, para aprimorar a saúde corporal e mental. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, tradicionais e contemporâneos, praticados por profissionais qualificados, para manter a saúde das pessoas, aliviar tensões e reduzir o nível de estresse do mundo atual.
A má postura no trabalho, o sedentarismo e o estresse são causadores por excelência do mau estar do corpo. Com o sobrepeso vem também outros problemas como as dores na lombar, joelho e região cervical. Para todos esses casos a massoterapia proporciona um alívio para recomeçar, seja um novo dia de trabalho ou um exercício físico.
Ao massagear os tecidos do corpo, a massoterapia também ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor. A massagem proporciona um aumento de 15% da oxigenação do sangue, estimulando o trabalho de nervos ligados a órgãos internos a partir da dilatação dos vasos sanguíneos.
Mas a questão principal e que merece a maior atenção é a maneira e os locais em que essas massagens devem ser feitas. As aulas práticas vão orientar você sobre quais tipos de massagens mais eficientes e a maneira correta de realiza-las.

Aulas Práticas

Culinária Saudável

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações autoimunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao consequente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Com a correria do dia-dia, optamos sempre pelo mais prático e rápido. Porém você vai descobrir nas nossas aulas práticas sobre Culinária Saudável, que existem pratos deliciosos, simples e práticos que são fáceis de fazer. E o melhor, são saudáveis e por isso não vão trazer dano nenhum à sua saúde.

Aulas Práticas

Sucos Desintoxicantes

O corpo, por ser uma máquina perfeita, elimina naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina. Só que, às vezes, a quantidade dessas substâncias é tão grande que é preciso dar uma forcinha para restaurar as energias.Nesse processo, existem várias frutas e verduras que possuem o poder de desintoxicar o organismo.
A combinação de frutas e vegetais conhecidas como sucos desintoxicantes são um grandes aliados no processo de eliminação de toxinas. Isso porque tais combinações têm o poder de ação antiinflamatória. São inúmeras as vantagens desse tipo de suco, que agem na qualidade do sono, nas defesas imunológicas, pois contém muitas vitaminas aumentando a sua resistência aos resfriados e gripes, no trânsito intestinal, além de inúmeras outras coisas.
O consumo dos sucos desintoxicantes é sempre uma alternativa natural e saudável. Existem milhares de receitas de sucos desintoxicantes com ações diferentes para nosso organismo, mas o que é mais importante é que todos eles promovem o bem-estar geral.
As aulas práticas sobre o tema, vão te mostrar que cuidar da saúde em casa é muito mais fácil do que você pensa. São várias receitas de sucos desintoxicantes para você fazer em casa, melhorar ainda mais sua qualidade de vida.