Erro no Revolution Slider: Slider with alias fotos_studiopilates not found.
Maybe you mean: 'posts' or 'ambulatorio' or 'agenda' or 'slider7' or 'PROGRAMAS'

10 Principais Sintomas De Perda Auditiva

Perceber os sintomas da perda auditiva pode não ser fácil. Os primeiros sinais podem passar despercebidos, mas são extremamente importantes para encaminhar as pessoas a um especialista no assunto.

Nesse artigo você vai encontrar:

  • Fase mais comum de perda auditiva
  • Graus de perda auditiva
  • 10 principais sintomas
  • Como se deve ajudar

Fase mais comum de perda auditiva

A perda de audição é mais comum com o envelhecimento, ocorrendo frequentemente nos idosos, sendo que nestes casos, a diminuição da audição é conhecida por presbiacusia. 

Entretanto, isso não quer dizer que pessoas mais jovens não podem ter problemas auditivos, muito pelo contrário, como no caso de otites frequentes ou ruído excessivo, por exemplo. Já falamos aqui no blog sobre alguns cuidados que devemos ter com nossa audição, como não ouvir músicas muito altas.

Graus de perda auditiva

A perda auditiva pode ser classificada em:

  • Leve: quando o individuo apenas ouve a partir dos 25 decibéis até aos 40, sendo difícil entender a fala dos familiares e amigos em ambientes ruidosos;
  • Moderada: quando o individuo ouve apenas a parir dos 41 até aos 55 decibéis, sendo difícil ouvir uma conversa em grupo.
  • Acentuada: a capacidade de ouvir apenas ocorre a partir dos 56 até aos 70 decibéis, sendo que, nestes casos, o individuo apenas consegue ouvir ruídos fortes como choros de crianças e o de aspirador de pó funcionando e, é necessário o uso de aparelho ou prótese auditiva.
  • Severa: quando o individuo apenas consegue ouvir a partir dos 71 até aos 90 decibéis e consegue identificar o latidos de cães, sons graves de piano ou o toque do telefone no volume máximo;
  • Profunda: normalmente ouve-se a partir dos 91 decibéis e se consegue identificar nenhum som, comunicando através de língua gestual. (fonte: TuaSaúde)

E quais são alguns desses sintomas? Como saber se uma pessoa possui alguma dificuldade de ouvir? Ou ainda, como ajudar? É o que vamos ver nos próximos tópicos. Continue lendo!

10 principais sintomas

  1. O aumento constante do volume dos televisores – e demais aparelhos eletrônicos – acima do normal devem ser monitorado; 
  2. Fazer leitura labial enquanto acompanha uma conversa informal;
  3. Expressões faciais vagas ao escutar uma conversa; 
  4. Respostas automáticas para perguntas realizadas;
  5. Desinteresse rápido por um diálogo entre amigos e familiares;
  6. Afastamento do convívio social; 
  7. Desinteresse por eventos que envolvem música, teatro, cinema e outros com grande estímulo sonoro;
  8. Comportamentos agressivos frente ao desentendimento de um diálogo;
  9. Aproximação do ouvido daqueles que estão apresentando o ponto de vista em uma discussão;
  10. Utilizam frequentemente expressões do tipo “não entendi”, “não compreendi direito”, “você poderia repetir?”, entre outras.

Como se deve ajudar?

O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista. Por isso, ao perceber um desses sintomas, ou vários deles, não deixe de procurar um médico.

A boa notícia é que, você pode encontrar esse especialista no CENTRO MÉDICO CEVISA. Para agendar uma consulta, ligue (19) 3858-5918, e fale com um dos atendentes.

Até a próxima!

Josie Ruberto

Publicitária, empreendedora, que gosta de ouvir e contar histórias. Aprecio as coisas simples da vida, afinal, a verdadeira beleza está nos detalhes.

Deixe um comentário pra gente!