Erro no Revolution Slider: Slider with alias fotos_studiopilates not found.
Maybe you mean: 'posts' or 'ambulatorio' or 'agenda' or 'slider7' or 'PROGRAMAS'

4 dicas naturais para descongestionar o nariz

A fisioterapeuta Jacqueline(atuação na área de terapias naturais), dá algumas dicas, para utilizar recursos naturais para que você faça em casa:

1 -Fomentação

Consiste em alternar o quente e frio na região do peito. Você pode utilizar óleo essencial de eucalipto (algumas gotas) na região do peito, já que o mesmo é descongestionante e ajuda a expectorar. Pode ser realizado com toalha quente e fria ou bolsa de água quente e bolsa de gelo. Observar as temperaturas de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

Aplique a toalha quente por 3 minutos com 1 minutos de toalha gelada, totalizando 20 minutos, sempre finalizando com o frio.

Esse tratamento proporciona exercício vascular (vasoconstricção e vasodilatação), permitindo aumento do metabolismo local, consequente maior circulação de células de defesa e ajudando no combate à inflamações e infecções.

Auxilia no alívio da tosse secretiva e eliminação da secreção.

2- Drenagem postural

A posição deitada com a cabeça um pouco mais baixa do que o restante do corpo, após a fomentação ou vaporização/ nebulização com soro fisiológico, facilita a expectoração pela movimentação da secreção em direção às vias aéreas superiores, utilizando a ação da gravidade.

Você pode permanecer de 10 a 20 minutos na postura e repetir de 3 a 4x por dia, dependendo da quantidade de secreção e do desconforto apresentado.

3- Lavar o nariz com soro fisiológico

Lavar o nariz com soro fisiológico também alivia bastante a congestão nasal e mantém as vias aéreas limpas e desobstruídas.

4 – Beber bastante líquido

Ingerir água em abundância principalmente e consumir sucos de frutas naturais cítricas (limão, laranja), acerola, goiaba (sem adoçantes e açúcar) melhoram a sua imunidade enquanto hidratam seu corpo.

5 – Vaporização

A vaporização pode ser utilizada tanto em adultos como em crianças com chás anti-inflamatórios ou descongestionantes (camomila, orégano). Pode ser feita durante 20 minutos com o rosto sob a panela com o chá quente, respirando o vapor que vem do chá e a cabeça coberta com uma toalha, fazendo uma “tenda”. Se utilizado pra crianças, é importante observar a distancia entre a panela e o rosto, para evitar queimaduras e pode ser feito em até 15 minutos dependendo da idade da criança. Finalizar passando uma toalha fria no rosto todo.

Aprenda a Fazer Vaporização de Orégano

Dicas da:

Jacqueline Guimarães

Fisioterapeuta e Terapêuta Natural

Se quiser tirar dúvidas sobre:

Endocrinologia, Nutrição, Nutrologia, Cardiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapias Naturais, Exercícios

e muitos outros, estamos aqui!

Regras: As perguntas precisam ser relevantes e não podem ter caráter diagnóstico por normas de cada especialidade.  Caso você queira fazer uma pergunta anônima, você pode escrever na pergunta que prefere não colocar seu nome.

Evelyn Koch

Marketing CEVISA relacionamentos@cevisa.org.br

Deixe um comentário pra gente!