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5 maneiras de você se manter em forma depois dos 50

Com o passar dos anos o corpo da mulher passa por mudanças. Os hormônios sofrem alterações e o estilo de vida também muda. Se você chegou aos 50 provavelmente começou a sentir o peso dessa mudanças. Mas nem por isso você deve deixar de cuidar da sua saúde. Aos 50 você precisará compensar as mudanças hormonais, cardiovasculares e musculares.

O ganho de peso em mulheres de 50 anos é comum por causa da diminuição da massa muscular e a acumulação de excesso de gordura. As mudanças hormonais podem causar uma série de sintomas e aumentar o risco de doenças cardíacas e acidentes vascular cerebral. Felizmente há maneiras de combater esses riscos seguindo uma dieta que contenha certos nutrientes essenciais, para você viver os seus 50 anos de uma forma fabulosa.

1. Adicione B12 na sua dieta

A vitamina B12 é essencial para a saúde do sangue e sistema nervoso. Só que para os vegetarianos é mais difícil de encontrar, já que o nosso corpo não produz essa vitamina e não existe em vegetais. A B12 é fabricada por bactérias e pode ser encontrada nos animais e nos derivados, como carne, ovos e leite. Acreditamos que uma dieta vegetariana é a melhor escolha. Para suprir essa necessidade de B12 é muito fácil, há complexos de B12 em cápsulas.

2. Tire o sal da sua dieta

Quanto mais velhas ficamos, maior é a chance de desenvolvermos hipertensão. Nossos vasos sanguíneos tornam-se menos elásticos o que pode causar problemas sérios como, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença renal e morte precoce. Uma maneira de evitar todos esse males é diminuir o sal. Evite comer alimentos processados como batatas fritas, refeições congeladas, fast food, etc. Na hora de preparar sua comida pense em diminuir o sal, ou até quem sabe cortar de vez. Consuma mais alimentos integrais, como cereais, frutas e legumes. Isto irá aumentar o seu consumo de fibras. As fibras ajudam na sensação de saciedade, o que significa que você vai comer menos durante o dia e conseguir manter o peso.

3. Não esqueça do Ferro

À partir do 50 anos, nós começamos a sentir a menopausa e seus efeitos. Durante o período menstrual perdemos nutrientes, como o ferro, e precisamos repor. Mas com o fim da menstruação a necessidade de ferro diminui para cerca de 8mg por dia. Enquanto o corpo não pode viver sem ferro, uma superabundância pode ser perigoso também. Mulheres pós-menopausa devem tomar suplementos de ferro apenas quando prescrito por um médico.

4. Preste mais atenção ao cálcio e vitamina D

Devido as mudanças gástricas e hormonais, os níveis de vitamina D e cálcio diminuem em torno dos 40 anos. E mulheres na pós-menopausa têm um risco maior de ter osteoporose devido à falta de estrogênio. O que pode resultar em fragilidade nos ossos e até acidentes. O ideal é começar a consumir cálcio antes dos 30 anos. Escolha alimentos como espinafre, brócolis e couve. Além disso, converse com seu médico, para que ele te forneça suplementação adicional de vitamina D.

5. Coma como um grego

Quando pesquisadores olharam para as populações do mundo que possuem o maior número de pessoas com idade superior a 100, eles notaram que essas pessoas compartilham algumas semelhanças. O ponto em comum mais prevalente foi o consumo de uma dieta mediterrânica. Um estudo de 2000 no British Journal of Nutrition descobriu que uma dieta que segue os princípios da dieta mediterrânica tradicional (que inclui uma abundância de frutas, legumes, cereais integrais, produtos da uva e azeite) foi associada com maior sobrevida. Além disso, um estudo de 2004 no European Journal of Cancer Prevention descobriram que uma dieta mediterrânea foi associada com menores riscos de câncer e doenças cardíacas. E uma revisão de estudos no American Journal of Clinical Research 2010 afirmou poderes da dieta para proteger contra as principais doenças crônicas.

FONTE: HEALTH ESSENTIALS; 5 Tips for Women to Stay Fit After 50. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/2013/05/5-tips-to-stay-fit-after-50-2/. Acesso em 09 de março de 2016.

 

Hadassah

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