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Aprenda a fazer leite e iogurte de soja

A soja e seus derivados são uma ótima opção para vegetarianos e intolerantes a lactose, tanto por seu alto valor nutricional quanto por sua versatilidade no preparo. A soja é considerada um alimento funcional, pois fornece inúmeros nutrientes e benefícios à saúde. Seu consumo está associado à prevenção de doenças, como diversas formas de câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, Alzheimer e incômodos da menopausa. Possui proteínas de elevada qualidade, vitaminas do complexo B, cálcio, minerais (potássio, zinco) e antioxidantes; é pobre em gordura saturada e não contém colesterol, por ser de origem vegetal. A proteína da soja é a única considerada pela OMS como sendo de alto valor biológico.

Como preparar leite de soja: Meça uma xícara de grãos de soja. Para dar um choque térmico e evitar o sabor desagradável da soja, deixe os grãos cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica de 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada  xícara do grão de soja hidratado. Após bem batidos, coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 mins em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.

– Para saborizar o leite, você pode adicionar  um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias

Como preparar iogurte de soja: Após preparar o leite de soja, aguarde até que amorne. Verifique a temperatura com a ponta do dedo; se conseguir mergulhá-lo no leite e contar até 10 sem incomodar, significa que a temperatura está adequada. Despeje um envelope de fermento para iogurte, encontrado em lojas de produtos naturais, e mexa bem. Se preferir um iogurte com consistência bem firme, adicione uma colher de amido de milho ou de kanten diluído em um pouco de água.  Não adicione açúcar ou saborizantes nesta etapa, pois deixa o iogurte muito ácido.
Coloque em um recipiente e tampe bem, deixando abafado (de preferência em bolsa térmica) entre 4 a 6 horas.
Após fermentação, conserve em geladeira e adicione baunilha ou bata com frutas para dar sabor.

Fonte: http://www.veggietal.com.br/leite-soja-derivados/

Hadassah

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