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Aprenda a evitar dores nas costas

Quem nunca sentiu dores nas costas? Segundo o reumatologista José Goldenberg, autor do livro Coluna Ponto e Virgula, especialista em doenças da coluna vertebral, 8 em cada 10 pessoas sofrem ou vão sofrer de dores na coluna ao longo da vida. Uma estatística bem alta, você não concorda?

A coluna vertebral é o eixo central do corpo, constituída por 33 vertebras que se intercalam com discos cartilaginosos que funcionam como amortecedores. Esta estrutura dá resistência e elasticidade ao eixo, permitindo diferentes movimentos para as atividades do dia a dia.

As dores mais frequentes surgem na coluna lombar, que fica um pouco acima do quadril, e na coluna cervical, região atrás do pescoço, justamente porque são as regiões de maior amplitude e movimentação. As dores no meio das costas, são mais frequentes por tensões musculares ocasionadas por escolioses.

Tudo tem um limite

Estar acima do peso normal, esforço excessivo e posturas inadequadas são algumas das causas de dores na coluna. Por compressão e desgaste, essas estruturas chegam ao seu limite de resistência. É aí que surge a dor.

Possíveis lesões na coluna podem vir disfarçadas como uma dor no glúteo, na região inguinal “virilha”, no meio do peito, ou ainda por formigamento nos dedos da mão. A dor pode durar por pouco tempo ou pode ser demorada, porém se persistir, é importante que você procure ajuda de um especialista.

É importante ficar atento à postura corporal nas atividades rotineiras, bem como durante o repouso nas horas do sono. A coluna deve permanecer sempre bem alinhada.

Dicas importantes

– Dobre os joelhos ao pegar objetos no chão e ao levantá-lo, segure-os próximo do corpo.

– Posicione o varal de estender roupas na altura de seus olhos.

– No escritório, use cadeira giratória e com rodinhas em bom estado. Assim, você evitará “torcer” a coluna para alcançar objetos.

– Ao sentar, deixe a coluna bem apoiada no encosto da cadeira.

Evite dormir de barriga para baixo. Se não conseguir dormir de barriga para cima, prefira deitar de lado com os joelhos flexionados. Nesta posição, você poderá usar um travesseiro sob a cabeça, da altura do espaço entre o ombro e a cabeça. Outro travesseiro deverá ser posicionado entre os joelhos, para melhor ajuste da coluna.

 

 

 

 

Hadassah

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