Revolution Slider Error: Slider with alias fotos_studiopilates not found.
Maybe you mean: 'posts' or 'ambulatorio' or 'agenda' or 'slider7' or 'PROGRAMAS'

Como uma dieta saudável pode ajudar na prevenção de diabetes

Você é do tipo de pessoa que tem histórico familiar de diabetes e, gostaria de saber mais sobre o assunto e se prevenir? Então está no lugar certo. Descubra o que é diabetes, quais são seus tipos e como uma dieta saudável pode, de certo modo, impedir o seu aparecimento.

Grande parte dos alimentos que consumimos é transformado pelo nosso organismo em glicose, que é transportada no sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. Portanto, o surgimento de diabetes se deve ao alto nível de açúcar na corrente sanguínea. De tal forma que, o cansaço, perda de peso, sede, necessidade frequente de urinar e visão turva seriam alguns dos sintomas de diabetes. Com o tempo, essas manifestações podem levar a problemas mais sérios, se não houver um tratamento.

Antes de falarmos sobre os benefícios de uma dieta saudável para a prevenção de diabetes, é preciso compreender:

O QUE É DIABETES?

Conhecida cientificamente como Diabetes Mellitus, é uma doença que tem como característica a elevação da glicose no sangue. Pode ocorrer devido às falhas na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas pelas chamadas células beta. A principal função da insulina é possibilitar a passagem de glicose para as células, suprindo as necessidades do organismo. Portanto, a diabetes acontece quando há falta, ou irregularidade desse hormônio, resultando em um acúmulo de glicose no sangue, mais conhecido como hiperglicemia.

Tipos de diabetes

O pâncreas é um órgão que produz hormônios importantes para o sistema digestivo e está localizado atrás do estômago. É o responsável pela produção de insulina, quando o nível de açúcar no sangue sobe. Em certas pessoas o sistema imunológico agride incorretamente as células beta, resultando assim pouca, ou nenhuma liberação de insulina para o corpo. Esse é um processo que caracteriza a diabetes tipo 1, que é geralmente diagnosticado na infância e adolescência.

Diabetes tipo 2 existe a produção de insulina, porém a sua ação é dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. O pâncreas aumenta o nível de produção de insulina para tentar manter o nível de glicose normal. Quando isso não é possível surge a diabetes tipo 2.

Em resumo, existem também outros tipos de diabetes como, Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), termo dado para pessoas diagnosticadas com o tipo 2 que desenvolvem um processo autoimune, perdendo células beta do pâncreas. Há também diabetes gestacional, uma condição temporária que acontece durante a gravidez.

COMO UMA DIETA SAUDÁVEL PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DE DIABETES?

A prevenção da diabetes, para quem tem um ou vários fatores de riscos e não tem ainda o diagnóstico da doença, é passar a adotar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, além de consultar com um médico e fazer exames regulares de diagnóstico.

Para quem já possui o diagnóstico da doença, existe também uma forma de prevenir. Entretanto, é preciso entender que, para se prevenir é preciso passar por alguns pontos fundamentais como: entender o que é a diabetes; adotar um estilo de vida mais saudável; buscar uma alimentação equilibrada; praticar exercícios físicos regulamente; monitorar regulamente o nível de glicemia no sangue; e se necessário, tomar regularmente a medicação prescrita pelo seu médico.

Por fim, para facilitar a vida de quem não tem o costume de ser alimentar de maneira correta, separamos um mini guia nutricional para suas refeições.

Mini guia para ter uma dieta saudável

  1. Mantenha alimentação regular;

Cada refeição tem sua importância no organismo, e é responsável para fazê-lo funcionar melhor. A primeira refeição do dia evita fraqueza, e de quebra dar um maior rendimento intelectual e físico, ou seja, muita energia.

2) Consuma bastante legumes e vegetais;

Uma vez que, esses são grupos de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, por isso, são essenciais no seu prato.

3) Evite gorduras e frituras;

Só para ilustrar, se você gosta de uma comida puxada no tempero, prefira o uso de azeite, em vez dos tradicionais óleos.

4) Diminua o consumo de sal;

O sal em excesso pode causar tensão arterial elevada.

5) Evite doces em geral;


Sem dúvida que, esse seja o item mais importante para quem quer se prevenir da diabetes, e explicamos no início do texto o motivo de manter longe esses alimentos, ou consumi-los em pequenas quantidades

6) Beba bastante água.

Seja como for, não é de hoje que os profissionais da saúde recomenda beber água. Pois, é um dos melhores remédios naturais, proporcionando uma melhora no funcionamento do nosso organismo.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre o assunto, fique ligado aqui e nas nossas redes sociais. O CEVISA possui um programa para pessoas que possuem o diagnóstico de diabetes. Entre em contato conosco, pois, podemos ajudar! O programa conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados que vão cuidar de você.

Josie Ruberto

Publicitária, empreendedora, que gosta de ouvir e contar histórias. Aprecio as coisas simples da vida, afinal, a verdadeira beleza está nos detalhes.

Leave Comment