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Cuidados essenciais no frio

Está fazendo muito frio esses últimos dias, não é mesmo?! Você sabia que durante o inverno com a umidade do ar baixa e as temperaturas frias, nosso organismo tem uma diminuição na transpiração corporal? Isso significa que nossa pele fica muito mais seca. Além disso, nessa época do ano é muito comum tomarmos banhos mais quentes que o normal, o que levam na remoção da oleosidade natural, diminuindo a retenção da umidade na pele.

Por isso, tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno, deixando com um aspecto mais esbranquiçado. E para evitar esse ressecamento é muito importante fazer hidratações, além de investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidades (falamos num post sobre alguns desses alimentos, e você pode visualizar ele aqui).

E como sei quais são os alimentos adequados?

Legumes, hortaliças e frutas, são alimentos fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, laranja, mexerica, limão, cereja; vegetais como brócolis, repolho e cenoura são alguns exemplos de alimentos para esta estação. A soja também é um alimento que deve ser adicionado à dieta saudável nessa época. Ela é rica em substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além dela, adicione também castanhas, nozes e amêndoas, alimentos que são ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes, substâncias importantes para manter a pele saudável e bonita.

Durante o inverno é muito comum que as pesoas dimunuam a quantidade de ingestão de líquidos. Isso é um erro grande pois, manter a ingestão de água ajuda a conservar a hidratação da pele. Para você que tem dificuldade de tomar água, alterne com chás claros (erva cidreira, chá branco, chá verde, entre outros) ou chá de frutas.

Confira algumas dicas para manter a pele hidratada:

  1.  Beber no mínimo dois litros de água por dia;
  2. Evitar banhos quentes demorados e uso de buchas;
  3. Usar hidratantes corporais;
  4. Para pele com muita oleosidade ou acne, evitar usar hidratantes comuns no rosto, e sim, usar com oil free (livres de óleo);
  5. Usar hidratante labial, pois é uma região do corpo que costuma ressecar e rachar muito no inverno;
  6. Usar filtro solar diariamente.

Referência: Stb.org.br

Josie

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