Erro no Revolution Slider: Slider with alias fotos_studiopilates not found.
Maybe you mean: 'posts' or 'ambulatorio' or 'agenda' or 'slider7' or 'PROGRAMAS'

Dia internacional da mulher: Como tudo começou

Para muitos, dia 08 de março é apenas mais um dia para homenagear as mulheres com flores. Ao contrário do que a maioria acredita, o dia internacional da mulher é uma data comemorativa diferente das outras. Sabia que ela não foi criada para o comércio? Nesse artigo você vai descobrir um pouco da história desse dia, dos verdadeiros motivos por trás dessa data.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, e intitulado como Dia Internacional da Mulher, era uma data celebrada no início do século XX, como principal foco de comemoração os direitos trabalhistas.

Símbolo do movimento feminista
Algumas mulheres que trabalhavam nas fábricas dos Estados Unidos e alguns países da Europa, se uniram de modo a reivindicar os seus direitos, que eram de longe muito piores do que dos homens daquela época.

A ORIGEM DA DATA

Muitos acreditam que a origem do dia 08 de março ser considerado o Dia Internacional da Mulher, tem relação ao fato ocorrido no Brasil em 25 de março de 1911, quando houve um incêndio na Companhia de Blusas Triangle. Nesse dia 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres, e 21 homens.

A escolha da data tem explicação histórica, de um período anterior ao ocorrido acima. Começou com uma passeata de mulheres, em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909. Nesse dia os protestos estavam direcionados mais pelo direito do voto, porém, protestavam também por melhores condições de trabalho. Foram cerca de 15 mil mulheres que saíram as ruas da cidade naquele dia, marchando por melhores condições. Ali teria sido celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher, e na Europa também crescia o movimento nas fábricas.

A Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialista

Em agosto de 1910, Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação de uma jornada com várias manifestações.

A proposta de Zetkin apresentava que houvesse uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos. Foi em 19 de março de 1911, celebrado o primeiro dia oficial da mulher.

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Pelo antigo calendário Russo, em 23 de fevereiro de 1917, houve um marco muito importante do movimento, um grupo de operárias saíram as ruas para protestarem contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Esse movimento foi o pontapé inicial para a Revolução Russa. Entretanto, foi somente em 1918, que os soviéticos adotariam 08 de março – no calendário gregoriano usado pela maioria dos países, como uma celebração da “mulher heroica e trabalhadora”.

Equipe de mulheres que trabalham na cozinha do CEVISA

A oficialização

O chamado Dia Internacional da Mulher foi oficializado somente em 1975, ano em que foi intitulado pela ONU (Organização das Nações Unidas), como “Ano Internacional da Mulher”, um período para que fosse lembrado das suas conquistas políticas e sociais.

O dia 08 de março é considerado feriado nacional em vários países, inclusive no Brasil. Em razão das comemorações, as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, pois, muitos homens costumam presentear as suas amadas com flores no momento.

A SEMANA DA MULHER NO CEVISA

Por falar em presentes, que tal você, marido, filho ou namorado, homenagear a sua amada com uma semana no CEVISA? Nos dias 18 a 24 de março será realizado uma semana de tratamentos e palestras exclusivas para mulheres.

Equipe de fisioterapeutas do CEVISA

Essa semana tem uma programação toda especial, um verdadeiro upgrade dos programas que o CEVISA já realiza. Para começar, contamos com uma convidada especial: Roseli Fonseca, que é Master Coach, e já realizou várias participações no CEVISA.

Todo dia é da mulher

A eficiência e destreza das mulheres no passado, levaram as mulheres de hoje a conquistarem espaços, ganhar respeito e sonhar mais. Hoje a mulher está presente em tudo, e essa presença se multiplica em cada conquista.

Equipe de massagistas do CEVISA

Que você mulher possa ter um feliz dia, são os votos de todos do CEVISA.

Josie Ruberto

Publicitária, empreendedora, que gosta de ouvir e contar histórias. Aprecio as coisas simples da vida, afinal, a verdadeira beleza está nos detalhes.

Deixe um comentário pra gente!