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Exercícios caseiros para melhorar a postura.

“Envelhecer sem incapacidades é fundamental para melhorar a qualidade de vida” J.R.Zero 2004.

Para vivermos bem e com boa saúde, precisamos tomar alguns cuidados com o nosso corpo, principalmente com nossa postura diária para sentar, dormir, caminhar, carregar pesos, entre outras. Veja abaixo algumas das razões para falarmos sobre cuidados com a postura:

  • 70% da população sofrem de alterações na coluna. Possuindo certos vícios de posturas, as quais têm seu início na sala de aula, por passarem a maior parte de seu tempo na posição sentada.
  • Queixas de dor em região cervical (pescoço) e articulações vêm aumentando a cada dia, principalmente em alunos e professores.
  • Tecnologia. 30% dos usuários de computador correm o risco de desenvolver sintomas de LER/DORT, vindo a fadigarem músculos e tendões por mau uso dos mesmos e pela falta de orientação técnica a respeito.

Em uma pesquisa realizada com professores de várias unidades escolares do Município de Leme, chegamos ao seguinte resultado apresentado no gráfico abaixo, onde mais da metade não costuma praticar alongamentos.

Uma postura inadequada, pode levar a pessoa a desenvolver também algum comprometimento em sua saúde física, como: Hiperlordose, Hipercifose, Escoliose, Dor Lombar, Dor Ciática, Hérnia de disco, entre outras.

Além de ter acompanhamento com um fisioterapeuta, você pode estar praticando em casa alguns exercícios que ajudam na diminuição das dores na coluna e nervo ciático.

1. Deite-se no chão ou sobre um colchão com a barriga para cima, as pernas flexionadas e as mãos ao lado do corpo.

2. Inspire e traga uma das pernas próxima ao peito. Abrace-a e solte o ar.

Exercícios para coluna3. Repita o mesmo movimento com a outra perna.

4. Agora, faça com as duas. Volte ao início e repita três séries com cada perna. Em cada movimento tente permanecer entre 20 a 30 segundo

Exercícios para coluna5. Fazer a ponte como mostrado na figura abaixo. Quando estiver inspirando faça a elevação da pelve e mantenha no alto por 10 segundos e ao abaixar faça a expiração. Repita este movimento por 5 vezes.

6. Eleve o quadril mantendo o ombro e os braços no colchão.

Eleve o quadril mantendo o ombro e os braços no colchão.

Aplique compressas quentes e de gelo no local afetado, se a dor continuar. Lembre-se de colocar uma toalha ou outra barreira fina entre a pele e a fonte de calor ou bloco de gelo. Deixar a bolsa quente por 30 minutos e quando aplicar gelo por 15 minutos.

O cuidado com a postura começa mecânico, mas depois vai se tornar mais natural. Ele é importante porque com a boa postura, favorece a circulação sanguínia, irriga melhor os orgãos internos, evita dores, melhora a oxigenação, favorecendo a harmonia do organismo.

Dr.José Rodrigues

Hadassah

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