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Exercício Físico como remédio

Entre os principais problemas de saúde pública do século 21 encontra-se o sedentarismo, atrás do regime alimentar e do tabagismo. Existem inúmeras evidências de que o exercício físico regular é capaz de prevenir várias doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, câncer, obesidade, osteoporose, depressão, e outras doenças cardiovasculares. O exercício pode acrescentar anos a mais na expectativa de vida e principalmente de qualidade de vida.

Uma pergunta muito comum que é feita é de quanto exercício físico é necessário para promover saúde? Em geral, um pouco é melhor que nenhum, mas quanto maior quantidade de exercício maior o benefício sem considerar os extremos. É recomendado pelas sociedades médicas o mínimo de 150 minutos de exercícios semanais divididos em 3 a 5 dias. É também observado que mesmo sem separar um período específico para pratica de algum exercício, quem consegue dar 10.000 passos por dia também alcança um benefício muito bom.

O sedentarismo é considerado um hábito de alto risco para desenvolver doenças, assim como o tabagismo, etilismo, e estar obeso, aumentando o risco de morte prematura.

Pesquisadores de London School, Harvard, e Stanford compararam as medicações usadas em tratamentos específicos de doenças com a intervenção com exercícios físicos, e observaram que o exercício age tão bem quanto as medicações usadas para tratar as principais doenças. Claro que não existem muitas pesquisas como estas, já que não há muito interesse financeiro, mas todos precisam saber da importância e impacto do exercício físico como remédio além da prevenção.

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Hadassah

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