Deixar para amanhã o que você pode fazer hoje? O nome disso é procrastinação.
Temos a tendência de delongar certas tarefas, adiar algumas ações, arrastar compromissos, esperar um momento oportuno que muitas vezes nunca chega. As maiores desculpas para essas atitudes é que muitas vezes não gostamos do que temos que fazer ou não temos tempo para fazer, mas algumas decisões simples podem ajudar a resolver isso e eliminar as tão desafiadoras pendências, seja nos estudos, no trabalho ou até mesmo no dia-a-dia como começar um estilo de vida mais saudável.
- Planeje: é preciso estabelecer seu objetivo, como você irá fazer e em quanto tempo concluirá.
- Programe-se: Separe o tempo adequado para realizar suas tarefas. Estabeleça espaços mais curtos de tempo, pois quando o prazo de conclusão é mais extenso temos a tendência de não nos preocuparmos até que faltem poucas horas para concluir.
- Elimine fatores de distração: observe e liste os fatores que consomem o seu tempo, TV, Facebook, etc. Muitas vezes é necessário reorganizar os momentos que dedicamos à eles. Que tal se propor a utilizar somente após concluir aquela tarefa diária?
- Faça!: Não espere o momento perfeito para iniciar. Tome coragem e resolva agora o que precisa ser resolvido! Pense nos pontos positivos que você terá ao concluir seu objetivo e coloque a “mão na massa”.
Quando concluímos uma tarefa desafiadora, experimentamos a sensação de bem-estar do dever cumprindo, nos tornamos mais dispostos e incentivados a concluir novos projetos e eliminar de vez a procrastinação da nossa vida!