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Por que é importante continuar a praticar esportes na terceira idade?

Com o passar dos anos nosso corpo vai se modificando, é normal que com a idade fiquemos mais cansados e com algumas restrições, mas nem por isso podemos deixar de lado os exercícios físicos. Há evidências crescentes de que continuar ativo na terceira idade gera muitos benefícios para a saúde.

Um novo estudo mostrou que as pessoas mais velhas podem preservar sua função cerebral e mobilidade seguindo um estilo de vida mais ativo.

Fazer exercícios físicos é uma maneira de manter o cérebro saudável. Todos nós precisamos manter o cérebro sempre ativo, é usá-lo ou perdê-lo, quanto mais atividades você faz, melhor é a sua função cerebral. Pesquisadores da Rush University Medical Center  coletaram exames de ressonância magnética de 167 pessoas por volta dos oitenta anos, para determinar os danos cerebrais como resultado natural do envelhecimento. Os participantes também usava um monitor de movimento para medir a atividade diária. Os exames detectaram pequenas áreas de lesão cerebral que são comuns em idosos e conhecidas por causar disfunção de mobilidade. Os resultados do estudo mostraram que as pessoas que eram mais ativas em esportes e atividades físicas regulares não tinham esse efeito nocivo sobre a mobilidade. Apesar de ter estas áreas com alguns danos cerebrais elas não influenciavam nos movimentos do corpo. Já as pessoas que estavam menos ativas tiveram mais problemas de mobilidade relacionadas com danos cerebrais.

Quanto mais você se move é menos provável que o dano cerebral vai afetá-lo.

Manter níveis de atividade elevada gera os maiores níveis de função de mobilidade. Ficar ativo em um tempo superior a 2 horas por dia gera um alto desempenho e muitos benefícios para o cérebro. Por outro lado, se você estiver inativo e passar a maior parte de seu dia sentado e assistindo televisão, os efeitos só tendem a piorar. Há um grande prejuízo no sedentarismo.

E o remédio está lá fora! Os médicos da pesquisa sugerem atividades simples, mas que ajudam muito. Que tal manter-se ocupado em casa? Andar pelo parque, passar tempo com os amigos, praticar hidroginástica e outras atividades? O importante é não parar! Tenha um plano semanal de atividades físicas para garantir que todos dias você pratique algum esporte ou atividade.

Exercícios físicos ajudam no humor, controlam a pressão arterial elevada, diabetes e colesterol alto. Por isso, quanto mais ativo você for, melhor!

 

Hadassah

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