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Postura e Concentração

Envelhecer sem incapacidades é fundamental para melhorar a qualidade de vida” J.R.Zero 2004.

Para vivermos bem e com boa saúde, precisamos tomar alguns cuidados com o nosso corpo, principalmente com nossa postura diária para sentar, dormir, caminhar, carregar pesos, etc.

Hoje em dia vivemos cercados por muitas distrações que acabam prejudicando nossa concentração e produtividade durante o trabalho ou estudos e precisamos saber como utilizar destes recursos tecnológicos sem prejudicar nosso rendimento físico e mental.

Vamos passar algumas dicas importantes que podem ajudar na melhora da concentração:

  1. Much workA cada 60 minutos trabalhando ou estudando, devemos fazer um intervalo de 5 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar uma água;
A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro até então e após esse breve período de relaxamento, estaremos prontos para outra sessão de trabalho.
  1. Trabalhar ou estudar em jejum não é muito bom para quem busca concentração. O sistema atencional requer uma grande quantidade de energia.
Durante a jornada de trabalho ou estudos é aconselhável ter sempre algo no estômago para que o cérebro não se distraia com a fome.
  1. Organização também é muito importante para melhor concentração. Mesas de trabalho ou estudos bagunçadas é “terrível para o cérebro”.
Nosso sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo, ou seja, se não há lógica do lado externo, fica difícil se organizar internamente. Se seu objetivo é terminar uma tarefa, é melhor manter a sua mesa limpa e organizada.
  1. Ergonomia também ajuda o corpo na concentração. A postura no trabalho ou estudos deve ser correta e confortável, para que seu cérebro não se concentre no cansaço do corpo do que no trabalho.
Trabalhar ou estudar sentado em uma cadeira regulável, com uma mesa compatível com sua altura e manter uma postura ereta são fatores que influenciam a qualidade do estudo ou trabalho.

O cuidado com a postura evita o cansaço físico, a dor postural e a má circulação. Com menor desgaste do corpo, a concentração tende a melhorar. Se o trabalhador ou estudante está numa posição desconfortável, ele acaba se mexendo várias vezes e vai perdendo a concentração. É o que tenho observado nas escolas onde faço palestras posturais.

 

Algumas dicas para tornar seu estudo ou trabalho mais produtivo:

  1. Uma boa iluminação é essencial. A luz fraca força a visão e a musculatura do rosto, gerando um cansaço mental maior e mais sono;
  2. Afaste objetos que causam distrações, como celular, tablete, entre outros;
  3. Tenha uma cadeira ajustável, na qual você possa manter os pés apoiados no chão e se não for possível utilize algum objeto para este apoio como caixas, livros, madeira;
  4. Manter o tronco encostado no apoio da cadeira, ficando próximo a mesa de trabalho ou estudo;
  5. Cotovelos devem estar apoiados sobre a mesa num ângulo de 90º;
  6. Teclado e monitor devem ficar à sua frente;
  7. A altura do monitor deve estar alinhada à altura dos olhos; estando acima gera cansaço e se estiver baixo promove um desgaste na articulação do pescoço, aumentando a tensão muscular e dores cervicais;
  8. A distância entre o monitor e o trabalhador ou estudante deve ser mais ou menos igual a um braço de distância;
  9. Estar bem alimentado também vai estar auxiliando na concentração;
  10. Fazer pausas programadas de 5 minutos à cada hora de trabalho ou estudo ajuda a descansar o cérebro e o corpo. Neste intervalo use para tomar um copo de água e alongar-se.

Espero que aproveite estas dicas e tenha uma melhor saúde.

Dr. José Rogério Zero – Coordenador do Centro de Fisioterapia do CEVISA.

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