Erro no Revolution Slider: Slider with alias fotos_studiopilates not found.
Maybe you mean: 'posts' or 'ambulatorio' or 'agenda' or 'slider7' or 'PROGRAMAS'

Sal, um perigo para o seu coração

Você sabia que ingerimos, em média, 20 vezes mais sal, diariamente, do que o necessário? Esse é um fato preocupante, pois o exagero ao temperar os alimentos com sal pode resultar em hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e outros problemas relacionados a retenção de líquido.

O sal contém dois minerais: o sódio e o cloro. O sódio é importante para o nosso organismo, pois cada célula e cada fluido do organismo o possui. Não poderíamos viver sem ele. Entretanto, apesar de ser essencial à vida, o sódio também pode trazer problemas.

O excesso de sódio pode ficar retido nos tecidos e “segurar” água nos mesmos. Isso causa edema, que aumenta a pressão arterial, o que por sua vez aumenta a carga no coração. Um a cada três adultos americanos é portador de hipertensão arterial. Quando se passa à faixa etária acima de 65 anos, a enfermidade afeta 70% das pessoas.

É preciso tomar cuidado ao preparar os alimentos, cuidar do coração é primordial. Por exemplo, ingira menos alimentos processados, carnes, laticínios e cereais previamente adoçados. Sim, alimentos que são doces também podem conter uma grande de sódio. Exclua legumes enlatados, a menos que contenham no rótulo: “Não contém sal”. Uma colher de sopa de ervilhas enlatadas contém muito mais sódio do que ervilhas frescas.

Olha só mais algumas dicas:

  • Ingira alimentos frescos, crus – tanto frutas quanto vegetais. A maioria deles pode ser ingerida sem sal. Esses alimentos também ajudam a aumentar os níveis de potássio, que por sua vez contribui para a redução da pressão sanguínea.
  • Se você necessitar de lanches, prefira aqueles que não trazem sal.
  • Diminua o tempo de cozimento dos vegetais e os coma ainda crocantes. Assim requererão menos sal.
  • Toste os cereais e pães, e assim adquiriram mais sabor.
  • Aprenda a temperar os alimentos com suco de limão, ervas frescas, salsa, cebolinha, alho, cebola – em vez de fazê-lo com sal.

Aproveite os alimentos com seus sabores naturais, é questão de costume. Diminua o sal, seu coração agradece.

 

Fonte: Livro “Vida Dinâmica”, Aillen Ludington e Hans Diehl. Editora Casa Publicadora.

Hadassah

Deixe um comentário pra gente!