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Sete passos bem simples para ter uma boa noite de sono

Garantir uma boa noite de sono não é tão complicado quanto parece, dê uma olhada nessas dicas:

 

  1. Desperte com o sol:a luz solar ajuda a elevar os níveis de agilidade, aumentando a produção de hormônios, como a serotonina.
  2. Tenha uma dieta balanceada, rica em complexo de carboidratos vegetais e triptofano:alimentos ricos em triptofano são bons não somente para o sono, mas também contribuem para um ótimo desempenho durante o dia. O aminoácido chamado triptofano é necessário para a construção de inúmeros hormônios, incluindo a serotonina e a melatonina. Os carboidratos auxiliam a entrada de triptofano no cérebro. Os alimentos ricos em triptofano são; tofu, sementes de abóbora, farinha de glúten, sementes de gergelim, amêndoas, noz preta e feijão fradinho.
  3. Separe tempo para exercícios físico moderados:os exercícios ajudam a aumentar o nível de determinados hormônios que são responsáveis em intensificar o sono durante a noite.
  4. Evite substancias que tiram o sono (álcool, cafeína, nicotina, etc):o álcool priva o corpo de um sono profundo, e a cafeína interfere com o sono devido a suas propriedades estimulantes. Os usuários de tabaco não alcançam sono profundo por causa da abstinência de nicotina durante a noite. Os antidepressivocs e até as pílulas para dormir também podem diminuir os níveis de sono.
  5. Estabeleça um horário para ir para cama cedo:especialistas recomendam dormir pelo menos duas horas e meia antes da meia-noite. Um padrão regular de repouso também é importante, mesmo se você dormir durante o dia. Estudos mostraram que trabalhadores do turno da noite funcionam melhor quando tem o ciclo de dormir e acordar estabelecido.
  6. Durma no escuro:para obter a maior quantidade de melatonina possível é importante dormir em escuridão total. Exposição à luz forte, mesmo que seja por pouco tempo, pode diminuir os níveis de melatonina.
  7. Deixe as preocupações para trás:estudos mostram que o estresse emocional pode acarretar em baixa qualidade de sono. Aqueles que oram e entregam seus problemas para Deus à noite, dormem melhor. “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Salmos 4:8).

Hadassah

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