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Aprenda a tratar alergias e asma através dos alimentos

Apesar de ambas serem caracterizadas como uma reação do organismo a substâncias que afetam apenas algumas pessoas, alergia e asma são a mesma coisa. As alergias geralmente apresentam manifestações como coceira nos olhos e lacrimejamento, nariz entupido, coriza, crises de espirro, dificuldade para respirar, tosse e, algumas vezes, urticária. A asma é um distúrbio respiratório crônico que afeta cerca de 18 milhões de brasileiros. A “crise” de asma ocorre quando os brônquios, que conduzem ar aos pulmões, se contraem, ocasionando falta de ar, respiração ofegante e tosse. O processo inflamatório nos pulmões (nos brônquios) das pessoas com asma, mesmo em casos moderados, acarreta o estreitamento das vias respiratórias, causando dificuldade respiratória. Esse tipo de inflamação também pode ocorrer em algumas pessoas que sofrem de alergia.

Uma alimentação com pouca gordura e rica em frutas e vegetais é fundamental para a manutenção da saúde respiratória. O magnésio pode auxiliar no relaxamento dos pulmões e também a reduzir a inflamação. Algumas pesquisas indicam que o magnésio pode contribuir para um sono tranquilo, o que é importante, pois a insônia (geralmente causada pela tosse) é muito frequente em pessoas com alergias e asma.

Acredita-se que o flavonóide quercetina seja um potente protetor dos pulmões, além de ter a capacidade de reduzir a liberação de histamina. Outro flavonóide, a luteolina, também pode ter essa ação.

O selênio, mineral antioxidante, une-se à vitamina E para proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Tal ação protetora parece beneficiar as membranas das vias respiratórias. Além disso, uma alimentação rica em ácidos graxos, ômega 3, zinco e vitamina C contribuem para o alivio dos sintomas.

Por isso anote aí quais alimentos não podem faltar na sua dieta:

  • Abacate
  • Amaranto
  • Quinoa
  • Semente de girassol
  • Cereja
  • Cebola-roxa
  • Maçã
  • Castanha do pará
  • Brócolis
  • Frutas cítricas
  • Morango
  • Pimentão

Fonte: A Cura pela Comida, editora Seleções, Reader’s Digest.

 

Hadassah

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