É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

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dezembro 2020

Com o fim de ano chegando, é comum nos reunirmos com amigos e familiares para festejar e comemorar mais um ano que se passou. Porém, devemos sempre estar atentos aos cuidados com a saúde para não exagerarmos na ingestão de certos alimentos e bebidas, afinal, isso pode se tornar prejudicial para a nossa saúde.   Pensando nisso, elencamos alguns pontos principais em que devemos nos atentar para que nossa saúde fique estável durante essa época do ano e não nos traga nenhum tipo de problema, até porque ninguém quer ficar doente nesse período de festas, não é mesmo?   Vamos lá!   Fique atento ao calor   Falamos nesse post aqui sobre 5 cuidados que devemos ter com a saúde ao praticar exercícios físicos no calor, certo? Em relação aos cuidados com a saúde durantes as festas de final de ano não é muito diferente em quando se trata do calor.   Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, é importantíssimo cuidar da hidratação do corpo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores. Além disso, ocorre a transpiração excessiva, aumento de suor ao fazer atividades físicas e até mesmo a ingestão de alimentos contaminados que causam diarreias e vômitos   Para evitar essa desidratação, uma boa alimentação é essencial, e o consumo de líquidos – principalmente água – é ainda mais importante. Outra dica é fazer exercícios ao fim da tarde, quando o tempo está mais fresco, e usar roupas leves durante o dia.   Por falar nisso,    Priorize uma alimentação saudável Sabemos que é um grande desafio manter uma alimentação saudável durante as festas de final de ano, visto que é costume de muitas pessoas terem ceias de Natal e as festas da virada do ano cheias de comidas.    Porém, nos dias que antecedem as festas, busque ter uma alimentação saudável, com pratos equilibrados e ricos em verduras e legumes.   Outro fato importante é que em épocas mais quentes, há inibição de fome. Esse efeito, causado pelo calor, pode ser prejudicial caso mantenhamos o jejum, por isso recomenda-se ter apenas três refeições diárias. Em casos de sentir fome entre as refeições, dê preferência para frutas da estação.   Preze por uma boa noite de sono Final de ano não é tempo só para festar, devemos também descansar. Não deixe de dormir pelo menos 8 horas por dia, isso é essencial para o seu corpo poder descansar e a sua mente não ficar pesada. É comum querer aproveitar ao máximo as festas, porém

Há quem diga que o verão é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, grande parte da população sente maior disposição em praticar exercícios físicos no calor ao invés de dias frios.   Porém, a estação mais quente do ano exige cuidados específicos relacionados à prática de atividades físicas, de modo que potenciais danos à saúde sejam evitados. Pensando nisso, o artigo de hoje traz aos leitores 5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no calor.   Vamos lá!   Porque as pessoas gostam de praticar exercícios físicos no verão   Você sabia que em temperaturas mais frias, é muito mais fácil para o organismo manter a temperatura corporal controlada durante a prática de atividades físicas? No entanto, mesmo assim, muitas pessoas possuem preferência por se exercitar em dias mais quentes.   Uma das principais explicações para essa questão se deve ao fato de que, em dias muito frios, é necessário um maior gasto energético para manter o corpo aquecido. Além disso, temperaturas geladas tornam os músculos e articulações mais rígidos, o que pode gerar redução da força e da mobilidade, e em alguns casos, contribuir para o aumento do risco de lesões.     Confira abaixo os 5 cuidados que você deve ter ao praticar exercícios físicos nessa época do ano.   1- Matenha seu corpo hidratado A água é um componente fundamental de todas as células do organismo. É o líquido que ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Em dias mais quentes e que requerem um esforço físico maior, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, para repor o líquido perdido com o suor.   2- Faça alongamentos Diferente do que muitas pessoas imaginam, às temperaturas elevadas não são suficientes para aquecer o corpo. É fundamental realizar alongamentos antes e depois da atividade física para prevenir lesões. Logicamente, depende muito da atividade física proposta.   3- Use protetor solar Esportes praticados ao ar livre exigem cuidados com o Sol. Além de manter o corpo hidratado, abuse do uso de protetores solares com o FPS recomendado para o seu tom de pele. Lembre-se que os raios UVs (Ultravioleta) penetram profundamente na pele e podem causar danos irreversíveis, além de queimaduras, oferecem o risco muito grande de adquirir um câncer de pele.   4- Use roupas adequadas Ao praticar exercícios físicos no calor, é importante que façamos uso de roupas leves, produzidas com tecidos especiais, de modo

O natal está chegando e você já deve estar preparado para fazer as mesmas receitas de todos os anos. Mas já que a chegada de um novo ano é sinônimo de renovações, que tal levar novidades também para a cozinha? E quem é vegetariano tem sim muitas opções para essa época do ano, e muitas delas com a cara do Natal.   Quer inovar na sua receita vegetariana e não sabe como? Então confira esse post completo!   Vamos de entrada Batatinhas assadas Ingredientes O quanto baste de batatas assadas Endro a gosto 1 limão Azeite a gosto Sal a gosto   Modo de preparo Descasque as batatas e depois cozinhe em água salgada e fervente. Retire as folhas de endro, pique-as e coloque-as em uma tigela. Retire as batatas do fogo e coloque-as na tigela que estão as folhas de endro. Tempere as batatas espremendo um limão e colocando azeite e sal. Obs: Você pode substituir o endro por salsinha, hortelã ou manjericão.   Patê para acompanhar Pasta de berinjela                   Ingredientes 1 berinjela 1 dente de alho 1 colher (sopa) de azeite extra virgem ½ limão ½ colher (chá) de páprica Sal marinho a gosto   Modo de preparo Preaqueça o forno a 180ºC. Perfure a berinjela algumas vezes com uma faca, depois asse durante 45 minutos até ficar enegrecida. Deixe esfriar. Descasque e amasse o alho, pique também o pimentão e a salsa. Com uma colher, retire o interior da berinjela e coloque num processador ou liquidificador. Adicione o alho, pimenta, azeite, uma boa espremida no limão, a salsinha e uma pitada de sal marinho.   Bata bem, depois prove e ajuste o tempero se necessário. Coloque em um prato e polvilhe com páprica. Sirva com pão árabe.   Agora o prato principal Risoto de cogumelos Ingredientes 1 talo de aipo 1 cebola 1 punhado de cogumelos selvagens, tipo Funghi Alecrim a gosto 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 300g de arroz 1 xícara de caldo de legumes 1 limão Salsinha picada a gosto   Modo de preparo Quebre a ponta dura do aipo e arranque as fibras. Em seguida, descasque a cebola. Pegue os cogumelos e junte tudo em um processador. Triture. Despeje três colheres de azeite de oliva em uma panela alta e coloque o conteúdo triturado. Refogue por 20 a 30 minutos. Despeje o arroz e adicione o caldo de legumes, coloque um pouco de água e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de dois em dois minutos. O arroz fica pronto em 18 minutos. Tire do fogo e se achar necessário, acrescente água. Finalize com 12 gotas de limão e salsinha picada a gosto. Tampe a panela e