É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

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maio 2022

Na infância e na adolescência, dormir bem era algo natural e não exigia grandes esforços. Mas, com a chegada da chegada da vida adulta, o que aconteceu com nosso sono? Por que uma prática que era espontânea pode se tornar um custoso pesadelo da vida de tantas pessoas?   A insônia acomete quase metade pessoas no mundo e mais de 70 milhões no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quatro em cada dez pessoas não têm sono de boa qualidade. E, é claro, sabemos que fatores que podem atrapalhar esse descanso vital do corpo e da mente é o que não faltam: sobrecarga de atividades, preocupações financeiras ou ainda de saúde, a própria pandemia, além dos constantes estímulos visuais e computadores e celulares, dentre outras situações.    Essa é uma “epidemia” que vem crescendo cada vez mais. E se você também é uma pessoa que vive com o sono atrasado ou dormindo mal, fique atento, pois isso pode trazer problemas sérios à sua saúde.    Quer saber mais sobre esse assunto? Então acompanhe abaixo as principais informações sobre insônia e ainda uma lista de 8 dicas de como dormir bem. Confira!   Riscos à saúde   Não é exagero relacionar o ato de não dormir bem a problemas graves de saúde. Segundo informações disponíveis no Portal Varella, a insônia é um distúrbio associado ao aumento de riscos de morte e doenças como depressão, hipertensão, doença cardiovascular, obesidade, fadiga e ansiedade.   Além disso, em quadros crônicos, a insônia também é perigosa por expor a pessoa acometida a graves acidentes, como os domésticos, no trabalho e no trânsito.    Tipos de insônia   É muito importante se observar para a identificação do tipo de insônia que está tendo e, caso necessário, levar o problema para uma avaliação profissional. Um dos primeiros aspectos é verificar se você está tendo uma insônia inicial, de manutenção, terminal ou insônia mista.    A insônia inicial é a que causa dificuldades para se pegar no sono. A pessoa acometida não consegue relaxar a mente e nem se desligar das coisas do dia. Já a insônia de manutenção ocorre com a perda do sono no meio da noite, enquanto que a terminal é a que se desperta antes do horário que deveria. Outra possibilidade é vivenciar todos esses "estágios" da insônia em conjunto, que é a chamada insônia mista.   Além disso, a insônia pode ser classificada como aguda e crônica. A primeira é caracterizada pela dificuldade em pegar no sono diante de uma situação