É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

Posts Recentes

facebook instagram youtube

CEVISA

4 dicas naturais para descongestionar o nariz

A fisioterapeuta Jacqueline(atuação na área de terapias naturais), dá algumas dicas, para utilizar recursos naturais para que você faça em casa:

1 -Fomentação

Consiste em alternar o quente e frio na região do peito. Você pode utilizar óleo essencial de eucalipto (algumas gotas) na região do peito, já que o mesmo é descongestionante e ajuda a expectorar. Pode ser realizado com toalha quente e fria ou bolsa de água quente e bolsa de gelo. Observar as temperaturas de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

Aplique a toalha quente por 3 minutos com 1 minutos de toalha gelada, totalizando 20 minutos, sempre finalizando com o frio.

Esse tratamento proporciona exercício vascular (vasoconstricção e vasodilatação), permitindo aumento do metabolismo local, consequente maior circulação de células de defesa e ajudando no combate à inflamações e infecções.

Auxilia no alívio da tosse secretiva e eliminação da secreção.

2- Drenagem postural

A posição deitada com a cabeça um pouco mais baixa do que o restante do corpo, após a fomentação ou vaporização/ nebulização com soro fisiológico, facilita a expectoração pela movimentação da secreção em direção às vias aéreas superiores, utilizando a ação da gravidade.

Você pode permanecer de 10 a 20 minutos na postura e repetir de 3 a 4x por dia, dependendo da quantidade de secreção e do desconforto apresentado.

3- Lavar o nariz com soro fisiológico

Lavar o nariz com soro fisiológico também alivia bastante a congestão nasal e mantém as vias aéreas limpas e desobstruídas.

4 – Beber bastante líquido

Ingerir água em abundância principalmente e consumir sucos de frutas naturais cítricas (limão, laranja), acerola, goiaba (sem adoçantes e açúcar) melhoram a sua imunidade enquanto hidratam seu corpo.

5 – Vaporização

A vaporização pode ser utilizada tanto em adultos como em crianças com chás anti-inflamatórios ou descongestionantes (camomila, orégano). Pode ser feita durante 20 minutos com o rosto sob a panela com o chá quente, respirando o vapor que vem do chá e a cabeça coberta com uma toalha, fazendo uma “tenda”. Se utilizado pra crianças, é importante observar a distancia entre a panela e o rosto, para evitar queimaduras e pode ser feito em até 15 minutos dependendo da idade da criança. Finalizar passando uma toalha fria no rosto todo.

Dicas da:

Jacqueline Guimarães

Fisioterapeuta e Terapêuta Natural

Deixe um Comentário

Open chat
Em que podemos ajudar?