É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

Posts Recentes

facebook instagram youtube

CEVISA

6 cuidados com a pele

Cuidados com a pele

6 cuidados com a pele

 

As características da pele, suas funcionalidades e importância para o nosso organismo são realmente magníficas, não é mesmo? Ela é o maior órgão do nosso corpo, nos protege contra traumatismos, participa da síntese da vitamina D, atua na manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico e ainda ajuda na regulação da temperatura corporal, por isso, cuidados com a pele são essenciais.

 

Eventualmente, ela pode até mesmo indicar algum problema de saúde, apesar da maior parte dos transtornos ser apenas localizada na pele. Mas, afinal, como é composta a nossa pele? E como podemos cuidar dela de forma efetiva? Acompanhe neste artigo:

 

Como é composta as camadas da pele

 

A gente ouve falar bastante sobre derme e epiderme, principalmente nas publicidades de cosméticos.

Na verdade, a epiderme, a derme e a camada subcutânea de gordura são as três principais camadas da pele.

 

A epiderme é a mais superficial. Ela é fina e resistente, e tem a função de impedir a entrada da maior parte de agentes externos, como vírus e bactérias. É também na epiderme que  se produz a famosa melanina, que dá cor à pele e ajuda nos proteger contra a radiação ultravioleta.

 

Já a derme é a camada mais espessa, atua na flexibilidade e resistência e ainda envolve uma série de funções importantes, como terminações nervosas, vasos sanguíneos.

e glândulas sudoríparas e oleosas (sebáceas),

 

Por fim, temos a camada de gordura, que ajuda a isolar o corpo do calor e do frio e ainda possui cobertura que serve para armazenar energia.

 

Principais cuidados

 

Sendo um órgão em contato direto com o meio ambiente, a nossa pele exige cuidados diários específicos. São estes:

 

Higiene

 

Bom, não é à toa que tomamos banho frequentemente. A higiene ajuda a remover impurezas, agentes infecciosos e poeira. Especificamente para a pele do rosto, é importante higienizar duas vezes por dia. Isso porque as sujeiras acumuladas ajudam a formar cravos e espinhas e também podem provocar o envelhecimento precoce. Use um sabonete adequado para o seu tipo de pele e também um tônico, que ajuda a fazer uma limpeza mais profunda da pele do rosto.

 

Hidratação

 

A hidratação não apenas vai contribuir para uma pele mais macia e bonita. Ela também é fundamental para evitar danos, como ressecamento, irritações e infecções. Também vale lembrar de utilizar sempre um produto adequado para o seu tipo de pele, incluindo quem tem pele oleosa. Outra dica essencial para a hidratação e para a saúde como um todo, é claro, tomar bastante água, preferencialmente 2 litros por dia.

 

A boa hidratação também engloba evitar a exposição excessiva ao sol, manter uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, bem como evitar banhos muitos quentes e buchas que possam agredir a pele.

 

 

Proteção Solar

 

O sol é indispensável para a saúde. Mas, em excesso, ele se torna nocivo. Isso é devido à exposição de radiação ultravioleta (UV) que podepromover o surgimento de alterações na pele, como sardas, rugas, tumores benignos e o câncer de pele.

 

Por isso, procure evitar o sol das 10h às 16h, que é o período de maior radiação UVB. Use sempre protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30. Use também outros recursos, como óculos escuros como proteção ultravioleta, chapéus, camisas de manga comprida, entre outras estratégias.

 

 

Cuide do seu bem-estar

 

Não basta apenas cuidar da pele de fora para dentro. Além de cuidar da sua alimentação e de beber água, lembre-se também que o sedentarismo e o estresse podem deixar grandes marcas na pele.

 

Mantendo uma boa saúde do corpo, da mente e do espírito, a pele também irá refletir esse estado de frescor e de saúde

 

Quer saber mais sobre o CEVISA? Clique aqui e fale com nossa equipe!

Deixe um Comentário