É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

Posts Recentes

facebook instagram youtube

CEVISA

Como cuidar bem da pele?

Como cuidar bem da pele?

Apesar do envelhecimento da pele ser um processo natural do nosso corpo, assim como de todo o restante do nosso organismo, uma pele desidratada pode colocar a nossa idade “em xeque” e proporcionar um aspecto muito mais envelhecido e cansado.

No entanto, o que talvez poucos saibam é que a falta da hidratação traz prejuízos para o maior órgão do nosso corpo que não se restringem à questão estética. Além do ressecamento e possibilidade de criação de escamas, a pele desidratada fica suscetível a irritações, infecções e diversos outros problemas.

Pois hidrate suas ideias e veja como a prática da hidratação é importante tanto para mulheres quanto para homens e em qualquer momento da vida.

A importância da pele para a saúde

Hidratar a pele não é uma questão de vaidade. Tão pouco frescura. É um cuidado de saúde como qualquer outro, afinal, a pele é o grande escudo do nosso corpo e está constantemente em contato com o ambiente, exposta aos mais diversos fenômenos, como frio e calor, sol, vento, entre outros.

A pele tem um papel chave na prevenção de invasões parasitas, impedir o excesso de evaporação da água, regular a temperatura do nosso corpo, proteger contra radiação e ainda produzir a vitamina D, obtida a partir da exposição adequada ao Sol.

Uma hidratação de pele apropriada evita efeitos indesejados como descamação, coceira e aspereza, que são características de ressecamento. Segundo informações do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a hidratação adequada da pele previne possíveis irritações, ameniza o aspecto esbranquiçado, melhora a textura, e o mais importante: protege a pele dos agentes externos como poluição, uso de água muito quente ou fria, e aspectos ambientais e alimentares.

Como deve ser feita a hidratação?

A hidratação da pele ocorre por meio de uma combinação de práticas, como uso de determinados produtos, bons hábitos alimentares, ingestão correta de água, entre outros.

No caso dos cosméticos, até mesmo alguns coadjuvantes têm sua importância.

De acordo com a SBD, mesmo que algumas maquiagens e filtros solares não tenham a função específica de hidratar a pele, determinados produtos podem auxiliar para esse fim. Ou seja, os segredos para uma pele saudável estão a um alcance mais próximo do que se imagina, por meio de cuidados diários. Confira:

Beba bastante água

Entre os cuidados específicos com a derme, é essencial a ingestão regular de água para ajudar na manutenção e bom funcionamento do organismo. Em geral, é indicado o consumo de 2 a 3 litros ao longo do dia.

Use cremes hidratantes


Essa prática deve ser considerada um dos passos mais importantes nos cuidados diários, já que a hidratação é responsável por equilibrar a quantidade de água na pele, deixando-a com a aparência mais saudável, firme e bonita. Use produtos específicos para a pele do rosto e do corpo

Escolha produtos ideais para seu tipo de pele


Para quem possui pele oleosa, as texturas leves e não gordurosas são as melhores opções. Já para a pele seca, os hidratantes mais densos, como cremes e loções cremosas, são mais indicados.

Tome cuidado com os banhos

A fim de se manter uma pele bem hidratada, é preciso evitar banhos demorados e muito quentes, pois isso pode remover a oleosidade natural da derme. Evite também o uso excessivo de buchas e sabonetes.

Hidrate-se no momento correto

É recomendado que a hidratação seja feita logo após o banho, já que o vapor facilita que os ativos sejam melhor absorvidos pela pele.

Use protetor solar sempre

Ainda que o Sol seja fundamental para a nossa saúde, precisamos aproveitar com equilíbrio, já que o excesso de exposição solar expõe a pele a queimaduras e ainda ao desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, use o protetor solar, bem como outros recursos, como chapéus, bonés, roupas apropriadas etc.

Proteja a pele antes de se depilar

A hidratação é muito importante para que a depilação seja feita de forma efetiva e com menos riscos à pele. Lembre-se que ela deve ser feita sempre antes e não logo após a depilação para evitar a obstrução dos poros e encravamento dos pelos.

Faça exercícios físicos com regularidade

Pois é, movimentar-se faz bem para a pele também. Além de ser indispensável para a nossa saúde e bem-estar, a prática regular de exercícios promove a oxigenação e tonificação da pele.

Alimente-se bem

Mantenha uma alimentação saudável, consumindo alimentos ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B. O abacate, por exemplo, é uma boa fonte de vitaminas A e E. Já as frutas cítricas, como laranja, limão e acerolas são famosas por serem ricas em vitamina C. Azeite de oliva, amêndoas e castanhas são boas fontes de vitamina E. Para repor a vitamina B2, uma boa dica é apostar nos vegetais de folhas escuras. E para obter a vitamina B6, a banana é uma excelente opção.

Não durma com maquiagem

Dormir com restos de maquiagem pode provocar acne, infecções e trazer um aspecto sem brilho para a pele. Faça a correta limpeza e hidratação antes de dormir.

Procure ter boas noites sono

Dormir bem é indispensável para a nossa saúde como um todo e, consequentemente, interfere na saúde de sua pele.

Por fim, consulte um dermatologista sempre que necessário, especialmente caso perceba qualquer transtorno na pele.

Fontes:

Por que hidratar a pele é tão importante? – SBDRJ

11 dicas para manter a pele sempre hidratada e limpa – Blog Depyl Action

https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/hidratacao-da-pele/

https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/cuidados-com-pele.htm

https://www.sbd.org.br/cuidados-diarios-com-a-pele/

Deixe um Comentário