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Como Emagrecer Com Saúde – Definindo Metas

Esse mês de janeiro estamos falando sobre metas e como conseguir estabelecê-las de uma maneira inteligentes e cumprir de uma mais fácil e simples. Mas, como emagrecer com saúde definindo metas?

 

Nesse post, vamos ressaltar uma meta que praticamente a grande maioria das pessoas já a estabeleceu em sua vida: emagrecer.

 

Para emagrecer com saúde é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome. Separamos algumas dicas essenciais para você emagrecer de uma forma saudável. Vamos a leitura:

 

Como emagrecer com saúde

 

1- Consuma mais alimentos naturais (frutas, verduras e legumes)

2 – Faça 3 refeições comendo devagar e evitando excessos

3- Invista em um prato equilibrado e variado

4- Evite dietas restritivas

5- Beba bastante chás de ervas aromáticas. Evite chá preto, verde, branco…

6- Pratique exercícios físicos com regularidade

7- Diminua o consumo de sal e açúcar

8- Fique longe de gordura trans

9- Reduza ou elimine o consumo de gorduras saturadas

10- Beba em média 2 litros de água por dia

 

Para emagrecer com saúde, a mudança de hábitos e melhorando o estilo de vida podem ser bastante eficaz, contribuindo para a perda de peso progressiva e efetiva. No entanto, para que isso aconteça é importante que as estratégias adotadas sejam seguidas diariamente.

 

E como conseguir ter disciplina? Estabelecendo metas e objetivos possíveis.

 

Definindo metas e objetivos para emagrecer

 

Você é uma das pessoas que está sempre tentando emagrecer? Querendo perder 20kg, 10kg, 5kg… mas parece nunca alcançar. Talvez sua meta precise de um peque ajuste.

 

A maioria das pessoas tem como objetivo a perda de peso e estabelecem um valor alto, onde o resultado demora a aparecer. Por isso, o primeiro passo é colocar um primeiro alvo que seja de alcance mais real.

 

Por exemplo, se você precisa eliminar 30kg, coloque como meta inicial 5kg e vá avançando conforme esse valor for alcançado. Dessa forma, você alcançara o peso desejado e as chances de desanimar no meio da jornada diminui. Pois, geralmente, quando se fala em emagrecimento, entramos em um ciclo sem fim: início da dieta (muitas vezes radical).

 

Perde-se muito peso rapidamente, assim a pessoa logo pára, o peso retorna; a próxima tentativa é uma academia – mas como em sua grande maioria, o serviço é precário e desmotivante, o número de faltas é enorme e você desiste de pagar porque não está te ajudando a perder peso. A frustração volta, você come mais. E o ciclo se repete.

 

Definindo metas para emagrecer, alguns exemplos

 

Boas metas para emagrecer deve ter um objetivo alcançável, um plano de ação e um prazo. Queremos soluções incríveis com menos esforço e de preferência rápidas para problemas enormes.

 

Por isso,

1) Seja fiel e disciplinado a sua nova meta.

2) Compartilhe sua meta com sua família e amigos próximos, eles provavelmente irão te incentivar, talvez até querer participar e o comprometimento aumenta.

3) Crie um estilo de vida de uma pessoa magra. Que tal em vez de passear no shopping, ir para o parque? Em vez de ficar olhando seu filho no playground, caminhar ou pedalar com ele? Por quê comer dois pedaços de bolo, se um já dá para saborear?

4) Crie hábitos saudáveis. O ser humano é feito de hábitos e criar um hábito é ter que realizá-lo muitas vezes, mas muitas vezes mesmo. Por isso, deixar de tomar refrigerante no almoço pode parecer estranho e até doloroso no início, afinal você faz isso desde criança – mas com o tempo você se adaptará, acredite.

 

Alguns exemplos de objetivos para emagrecer

Estabeleça objetivos simples mas totalmente viáveis para quem quer emagrecer. Por exemplo:

 

1) Frequência: dias para treinar ou seguir a alimentação – vou para academia 3x na semana e 2x ao parque.

2) Participar de provas de corrida, bike, nado e etc, Provas requerem melhor preparo físico, porque no dia do desafio você vai querer terminar de qualquer jeito e isso pode provocar lesões seríssimas.

3) Entrar na calça que lhe servia há um ano: é comum ter aquele jeans ou calça que não entra mais, mas você não quer doar.

 

O próximo passo é criar um plano de ação, que é como você vai fazer para chegar nas metas. Alguns exemplos:

 

1) Procurarei uma nutricionista para seguir uma alimentação balanceada;

2) Começarei a caminhar 4x na semana pela manhã;

3) Procurarei um Personal Trainer para me ajudar treinar corretamente;

4) Irei me alimentar melhor e iniciar uma academia;

5) Ajustarei meus horários para criar uma rotina;

6) Farei musculação de manhã (já que a academia é mais vazia) e esteira a noite para correr 5k.

 

Em seguida é hora de estabelecer um prazo. O prazo será estabelecido de acordo com cada objetivo. Seja coerente: quem está muito tempo sedentário leva pelo menos 3 meses para notar resultado.

 

Se você tiver um profissional te ajudando nessa etapa, peça ajuda para estabelecer esse prazo, que também pode ser desmembrado:

 

– Diminuir o cinto em 3 meses;

– Entrar na calça em 4 meses;

– Correr 5k daqui a 6 meses;

 

Repare que os objetivo são simples, o tempo razoável e você tem um plano de ação.

 

E quanto à balança? Depois das metas concluídas, se quiser se pese para ver o resultado e conte para nós.

Até a próxima!

 

Fonte: TuaSaúde

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