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Imunidade & Emoções

A ansiedade e o estresse interferem diretamente na homeostase do organismo, alterando  a liberação de hormônios, influenciando em neurotransmissores,  como também em outros componentes bioquímicos que afetam nossas células de defesa, podendo assim comprometer diretamente com nossa imunidade e emoções.

 

Isto quer dizer, quanto mais ansiosos e estressados, mais teremos nossas barreiras de proteção fragilizadas e portanto ficamos mais vulneráveis à enfermidades.

 

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa relação entre nossas emoções e o sistema imunológico. Mas, se você quiser saber um pouco mais sobre a relação do sistema imunológico e outros fatores acesse aqui e aqui.

 

Vamos a leitura?

 

O sistema imunológico e sua função

Então o que é o sistema imunológico? São redes de células e moléculas , que estão em todo o organismo, as quais  conseguem reconhecer vários patógenos ou antígenos de  vírus, bactérias ,fungos, produtos tóxicos , entre tantas outras  doenças  e destruí-los.

 

Uma  vez que o  corpo tenha um sistema imune equilibrado, são comumente chamadas de soldados de defesa.  Esta defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções. Chamamos de imunodepressão quando o nosso sistema imunológico está fragilizado , desordenado ou desequilibrado.

 

Fatores que afetam nosso sistema imunológico

São vários os fatores que podem afetar a nossa imunidade, mas são os fatores psicológicos que menos damos importância.

 

O sistema imunológico é modulado pelos processos químicos do estresse e da ansiedade, envolvendo ações químicas (liberação elevada de hormônios como por exemplo o cortisol) tanto no sistema endócrino, como no sistema nervoso.

 

Quando os sistemas endócrino e nervoso estão alterados, o organismo se torna mais suscetível a processos infecciosos, bacterianos e virais. Atualmente estamos enfrentando um processo viral.

 

Relação entre a imunidade e as emoções

Então, como permanecer imune ao estresse e a ansiedade, numa situação de pandemia?

 

Tanto o estresse como a ansiedade são processos químicos naturais do organismo. São necessários para preparar o organismo na resposta as situações adversas. Por isso a questão não esta ligada diretamente na ausência deles (estresse e ansiedade), mas como eles estão se desenvolvendo no corpo, ou como estamos respondendo a eles.

 

A Psiconeuroimunologia afirma que nossa postura frente às situações estressoras, pode ajudar com que nosso organismo tenha respostas positivas, mantendo assim a nossa imunidade.

 

Como podemos fazer isso? Vamos elaborar fatores que vão nos ajudar a permanecer imunes ao estresse e a ansiedade:

  1. Manter hábitos que aumentem nossa imunidade. Estes hábitos estão acessíveis para todos nós. Mantendo 15 min de exposição ao Sol em partes do corpo que não estão sempre expostas, em alimentos com vitamina C, D e zinco, na atividade física que ajuda no equilíbrio do sistema nervoso, e ajuda a estabilizar o sono.
  2. A forma como pensamos sobre a situação, mas também, a forma como pensamos sobre como estamos sentindo a situação, e até mesmo a forma como estamos vivendo nossa ansiedade e estresse, afetam diretamente como meu organismo irá reagir. O estresse e a ansiedade devem ser o corpo respondendo quimicamente para estarmos preparados, e não angustiados. Nosso corpo tem respostas diretas para o estresse, ele mesmo produz a ocitocina como resposta a alteração química provocada pela o estresse. Portanto, é importante nos tranquilizarmos e colaborarmos para que nosso sistema volte para a homeostase. Apesar de não podermos praticar a ocitocina na maneira mais conhecida que é através do abraço, ainda podemos ter esta resposta presente em nosso organismo se nos mantivermos conectados as nossa relações afetivas, a nossa espiritualidade e ao amor.
  3. Mantendo o pensamento positivo, ações positivas, sentimentos e sensações positivas. Não saber o que irá acontecer, pode ser negativo, mas também pode ser positivo. Muitas coisas boas também irão acontecer, ou melhor já estão acontecendo. Precisamos parar para desfrutá-las. Parar para valorizá-las e acima de tudo agradecê-las.

 

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Até a próxima!

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