É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

Posts Recentes

facebook instagram youtube

CEVISA

Meta SMART: Como Traçar Metas Inteligentes E Alcançar Resultados

Final de ano, e o que mais passa pela nossa cabeça é os votos para o próximo ano. Votos de começar uma dieta, de ler mais, de ser mais paciente, de viajar… A lista é longa! Mas, o que a maioria não sabe, é que a maneira de estabelecer uma meta ou objetivo está incorreta.

 

Mas, como devemos fazer?

 

Existe um método de traças metas chamado SMART. As Metas SMART, como o nome mesmo já diz, é um método mais inteligente em relação ao estabelecimento de metas e objetivos.

 

Nesse artigo você vai entender melhor sobre, como esse método pode ajudar você a cumprir seus objetivos. Vamos lá?

É muito comum se preocupar em planejar novas metas e objetivos no final do ano e não conseguir executar nem um terço do planejado. Você já se sentiu “improdutivo”? Bem, 99% das pessoas já se sentiram dessa maneira, então, se você repondeu que sim, você não está sozinho.

 

Mas, a diferença está em quantas dessas pessoas conseguiram “reverter o jogo” simplesmente porque aplicaram o método SMART em seu planejamento.

 

Como funciona e qual o objetivo do método SMART

Esse método visa tornar suas metas e objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes ter um tempo para alcança-los.

Método inteligente, caracterizado pelo fato de que compreende:

 

S: seja específico

M: seja mensurável

A: ser atingível

R: seja realista

T: Oportuno (seja tangível)

 

Vamos a explicação de cada letra. Pronto? Então continue com a leitura.

  • S = ESPECÍFICO (SPECIFIC)

Ser específico em seus objetivos já tem uma grande chance de ser alcançado do que quando você tem um objetivo não específico.

Para definir metas específicas, lembre-se:

  1. Quem: quem está envolvido
  2. O que: O que eu quero realizar
  3. Motivo: razões, objetivos e benefícios específicos para atingir seu objetivo
  4. Onde: identificar um local
  5. Identificar requisitos e restrições

Vamos ao exemplo:

 Melhorar a alimentação. Isto não é uma meta específica. Como melhora a alimentação, que alimentos acrescentar, que alimentos eliminar, ser bem específico é o segredo.

 

  • M = MENSURÁVEL (MEASURABLE)

Estabeleça critérios concretos para medir o progresso em direção à execução de cada objetivo que você definir. É necessário determinar a quantidade e magnitude da mudança a ser alcançada.

Exemplo:

Vou iniciar exercícios físicos este ano. Quantos minutos, quantas vezes semanas precisa ser estabelecido.

 

  • A= ATINGÍVEL (ATTAINABLE)

Você só desenvolve talentos, atitudes, e habilidades a partir do momento em que consegue identificar seus objetivos mais importantes. E quando o fizer, descobrirá maneiras de torná-las realidade.

Planeje suas etapas e estabeleça por um tempo, você poderá pular etapas para atingir qualquer objetivo em mente. Inclusive, os objetivos que antes pareciam inatingíveis, agora serão atingidos finalmente. Listar seus objetivos é criar sua auto-imagem. Você se vê digno desses objetivos.

Metas impossíveis de serem alcançadas causam desânimo e desmotivação.

Por exemplo:

Quero perder 10 quilos este mês. É muito raro e difícil que isto aconteça, então determine o que é recomendado por profissionais de saúde, de perder 1 quilo por semana.

 

  • R = RELEVANTE (REALISTIC)

Você só terá a força e determinação de alcançar um objetivo e meta se este tiver não só ligado à uma decisão racional, mas também à uma decisão emocional. Qual a motivação da mudança pode fazer toda a diferença.

Motivações positivas tem resultado mais positivos do que motivações negativas, como medo.

 

  • T = TEMPO (TIME).

É essencial estabelecer prazos dentro das metas. Se não houver prazo, não há senso de urgência. Coloque prazo ou determine um tempo para passar para a próxima meta. Progredir com a programação de relatar a evolução para um profissional aumenta muito a chance de sucesso.

 

Trabalhar com o mesmo termo é trabalhar com o seu inconsciente, porque você inicia um movimento para começar a trabalhar no objetivo. Quanto mais detalhado e específico for seu objetivo, melhor! Não defina muitas metas ao mesmo tempo.

 

Quanto mais metas paralelas menos focos dará em cada uma. Após conquistar uma meta passe para próxima e isto te dará mais confiança e determinação.

 

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a planejar melhor seus objetivos e, acima de tudo, você pode realizá-los com muito foco, persistência e sucesso!

 

FELIZ 2020!

Deixe um Comentário

Open chat
Em que podemos ajudar?