É tempo de relaxar!

Através da harmonia com a natureza o Centro de Vida Saudável promove um estilo de vida que trata e previne diversas doenças.

Posts Recentes

facebook instagram youtube

Cevisa

O Poder Do Abraço

Todo mundo tem a necessidade de tocar e ser tocado. Estudos mostram que os abraços têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre, pois a pele possui uma rede de centros de pressão que ficam em contato com o cérebro por meio de nervos conectados a vários órgãos, inclusive o coração. 

Neste artigo você vai aprender sobre:

O abraço e as reações do nosso organismo

Emoções e o toque

O abraço e as reações do nosso organismo

Você acha que esse toque teria o poder de afetar a região cerebral ativada frente à ameaça, produzindo conforto e fazendo a atividade cerebral cair? A resposta, testada cientificamente por neurocientistas e psicólogos da Universidade de Wisconsin e Virgínia, é sim.

 

O estudo demonstrou que o contato físico com uma pessoa de confiança atua positivamente sobre os neurônios em situação de ame­aça, levando o cérebro e o corpo a relaxar. Isso ocorre especialmente quando o toque vem de uma pessoa querida, já que o efeito não foi o mesmo quando a pes­soa que segurava a mão era um estranho.

 

Os abraços ainda diminuem os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Altos níveis deste hormônio podem prejudicar a saúde, por isso esta queda na produção dele é importante.

Emoções e o toque

Que o toque tem o poder de despertar reações físicas e emocionais, sabe-se há muito tempo. Pelo menos ele vem sendo usado há milênios para tentar promover a cura, às vezes sob o nome de imposição de mãos. Antigos relatos de curas pelo toque são encontrados nas culturas egípcia, grega, japonesa, chinesa e indiana. No início do século 14, a realeza europeia até mesmo adotou a imposição de mãos como um “direito divino” inerente aos poderes do rei. Era o “toque real”.

Se é verdade que depois o toque caiu em certo descrédito no Ocidente, devido ao abuso e à separação entre mente e corpo no pensamento filosófico, é também um fato que ele tem sido revalorizado, Várias pessoas têm tentado atribuir credibilidade científica ao poder curador do toque.

Obtendo a cura

Porém, se o Toque Terapêutico atual não tem conseguido credibilidade como veículo de cura real, há um tipo de toque que é totalmente confiável. É o toque de Deus em nossa vida. Os evangelhos relatam que Jesus tocou inúmeras pessoas, e elas foram curadas. Enquanto os médicos do 1° século evitavam tocar os doentes, Jesus tocou muitos deles.

Todo mundo tem a necessidade de tocar e ser tocado. O toque humano em si não tem o poder de curar. No máximo, irá despertar uma reação emocional positiva e aliviar o estresse.

 

A verdadeira cura

Mas Deus tem o poder de tocar e restaurar a vida. Sinta hoje o toque curador de Jesus revitalizando seu corpo e sua mente. Quando Jesus toca você, sua vida inteira se transforma em um milagre.

 

Sabe o que se valoriza hoje em dia né?

Uma pessoa com o celular cheio de notificações, atendendo várias ligações, com várias reuniões na agenda. Dormir? É dormir não é exatamente a fórmula do sucesso…

Dicas para um organismo mais saudável

Mas é muito importante dormir bem. Seu corpo precisa descansar de todas as suas funções metabólicas.

Sua mente precisa de um sono reparador para organizar seus pensamentos. Um maratonista que treina e não dorme bem, não vai conseguir o melhor desempenho. Mais do que não ter olheiras e mau humor, dormir bem é essencial para sua saúde. Preparamos 2 motivos para você consertar na sua rotina o que está te impedindo de dormir melhor!

1- Durma mais para garantir a dieta.

Fizeram um estudo separando dois grupos. Um que dormia uma hora e meia a mais por noite e perceberam, que eles ingeriam por dia em média de 10g de açúcar a menos por dia. Isso quer dizer basicamente que vai ficar mais fácil cuidar da balança. Fazer escolhas mais saudáveis!

2- O efeito de não dormir por 17 horas seguidas é como estar bêbado.

Outro estudo, comparou o desempenho e velocidade de dois grupos em um teste. Um que estava acordado faziam 17 horas, e outro que estava acima do limite de multa por dirigir alcolizado (0,05%), e perceberam que o desempenho (ruim, diga-se de passagem) de ambos era equivalente.

Já pensou? Apenas 17 horas sem dormir podem comprometer bastante da sua produtividade. Então quando for fazer horas extras, lembre-se disso.

3- Dormir pouco pode significar dormir pior.

Além da sensação de sonolência, dormir mal pode estar associado a apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas (que reduzem a qualidade do sono).

4- Seu sono deixa você menos produtivo.

Os efeitos negativos da privação do sono sobre o estado de alerta e o desempenho cognitivo sugerem diminuição da atividade e função do cérebro, principalmente no tálamo, uma estrutura subcortical envolvida no alerta e atenção e no córtex pré-frontal, região que permanece alerta, atenção e ordem superior processos cognitivos.

 

Até a próxima!

Deixe um Comentário

Open chat
Em que podemos ajudar?