Skip to main content

Desintoxicação pós festas de final de ano, é possível? O fim de ano é uma época especial e para a maioria das pessoas é um momento de rever amigos e familiares em encontros regados a muita comida e bebidas. Contudo, para quem já tem problemas de saúde ou mesmo não deseja ser surpreendido com uma intoxicação alimentar nesse período entre Natal e Ano Novo, e prefere ter uma alimentação mais saudável, é importante estar atento aos alimentos consumidos. 

 

A alimentação, principalmente nesse período, tem uma relação social das pessoas. As refeições são realizadas em companhia com familiares e amigos, o que é extremamente importante e recomendado pelo Guia Alimentar para População Brasileira. Dessa forma, as refeições realizadas envolvem o prazer propiciado pela alimentação e com o estado de bem-estar, tem uma relação com a saúde das pessoas.

 

Orientações quanto ao preparo dos alimentos

As orientações em relação ao preparo dos alimentos envolvem a importância do compartilhamento de tarefas; a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade que devem ser a base para uma alimentação balanceada, saborosa e cultural. 

 

Alguns exemplos de alimentos mais saudáveis

Como exemplos de alimentos in natura, temos:  legumes, verduras, frutas, batata, mandioca e outras raízes; arroz branco, integral ou parabolizado, milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; feijão de todas as cores, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas, cogumelos frescos ou secos; frutas secas, sucos de frutas ou sucos de frutas pasteurizados sem açúcar ou outras substâncias; castanhas, nozes, amendoim; carnes de gado, porco, aves, pescados frescos, resfriados ou congelados, ovos.

 

Para evitar alimentos calóricos nas festas, é importante seguir algumas orientações em relação às compras e ao preparo dos alimentos, como o planejamento do cardápio da ceia, listando todos os alimentos, bebidas e ingredientes que são necessários, evitando compras desnecessárias e por impulso.

 

É preciso utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos. O consumo excessivo desses produtos alimentícios pode ser prejudicial à saúde. Para reduzir a quantidade de óleo e sal adicionada aos alimentos, no preparo, podem ser utilizados temperos naturais como cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos.

 

Evite uso de alimentos processados

Com as altas temperaturas, é importante manter-se bem hidratado, com um consumo adequado de líquidos (falamos sobre esse assunto nesses posts: aqui e aqui, já foi lá conferir?).

 

Evite o uso de alimentos ultraprocessados, como biscoitos, sorvetes, balas e guloseimas em geral, cereais açucarados para o desjejum matinal, bolos e misturas para bolo, macarrão e temperos ‘instantâneos’, molhos, salgadinhos ‘de pacote’, refrescos e refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento, como pratos de massas, pizzas, hambúrgueres, extratos de carne de frango ou peixe empanados do tipo nuggets. 

 

Salsichas e outros embutidos também devem ser evitados, assim como pães doces e produtos panificados cujos ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e outros aditivos

 

O importante é manter uma alimentação saudável e equilibrada, mesmo durante as festas, porém, em casos em que houve excessos, a dica é seguir com os cuidados com alimentação após o período de festas, fazendo refeições regulares, sem excessos, mantendo uma boa hidratação, com o consumo adequado de água e a prática de atividades físicas com regularidade.

 

Entretanto, para ajudar nessa limpeza, separamos uma receita de suco verde que pode te ajudar nesse processo. 

 

Suco verde para desintoxicar

Este suco verde detox com couve é uma ótima opção para eliminar toxinas do corpo, diminuir a retenção de líquidos e conseguir mais vitalidade física e mental.

 

Isto acontece porque esta receita simples, além de emagrecer e secar a barriga, contém ingredientes ideais para restaurar a energia do corpo, como gengibre, maçã, beterraba e hortelã,  fazendo com que todo o organismo funcione melhor.

 

Ingredientes

  • 2 folhas de couve
  • 1 colher de folhas de hortelã
  • 1 maçã, 1 cenoura ou 1 beterraba
  • 1/2 pepino
  • 1 pedacinho de gengibre
  • 1 copo de água

 

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes e, a seguir, coe. Beba logo após o preparo, para aproveitar todas as propriedades do suco.

 

Além deste suco é ainda recomendado beber bastante água, água de coco, chás, sucos ou sopas para limpar o organismo, evitando-se bebidas alcoólicas, café, açúcar e produtos industrializados.

 

Principais benefícios deste suco

Na maior parte das vezes, o suco verde é utilizado para perder peso e ajudar no processo de emagrecimento, no entanto, este tipo de suco é muito rico em nutrientes e, por isso, quando utilizado por pelo menos 3 dias, traz outros benefícios para a saúde, como:

 

  1. Eliminar toxinas acumuladas no sangue, fígado, sistema gastrointestinal e rins, atrasando o envelhecimento;
  2. Diminuir o processo inflamatório no organismo, aliviando dores articulares e musculares, por exemplo;
  3. Reduzir o nível de acidez do sangue, evitando o surgimento de várias doenças;
  4. Aumentar os níveis de energia, aliviando o estresse físico e mental;
  5. Ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Espero que tenha gostado dessas dicas. Continue nos acompanhando por aqui e também nas redes sociais. Até a próxima!

 

Fonte: TuaSaúde

Leave a Reply