Skip to main content

O comportamento humano é extremamente complexo, e a formação psicológica de cada indivíduo é construída com base nos mais diversos fatores, fazendo com que cada pessoa seja única em sua forma de pensar, sentir e reagir. Entretanto, como adequar as metas de acordo com a sua personalidade?

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Carlos III de Madrid, que concluiu que 90% das pessoas podem se encaixar em um desses grupos básicos: otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos.

 

O tipo invejoso é o mais comum de personalidade, sendo que 30% das pessoas se encaixam nele e 20% em cada um dos outros três grupos. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram respostas de 541 pessoas que se voluntariaram a falar sobre questões sociais e diversos tipos de conflitos.

 

Estabelecendo metas de acordo com sua personalidade

os invejosos são as pessoas que definem os próprios objetivos de vida com a intenção de serem melhores do que as outras pessoas. Os otimistas, por outro lado, são aqueles que esperam fazer escolhas boas para si mesmos e para as pessoas ao seu redor.

 

Os pessimistas costumam enxergar as coisas de forma negativa e, por isso, fazem escolhas entre o que parece ser o menor de dois males. O tipo de personalidade confiante é aquele presente em pessoas que buscam cooperar e fazer esforços necessários, não se importando muito se sairão ganhando ou perdendo.

 

Além desses quatro grupos, os pesquisadores afirmaram que há um quinto grupo, o de pessoas indefinidas, cujos traços de personalidade não podem ser classificados pelos algoritmos formados durante o estudo – 10% das pessoas se encaixam nesse tipo de perfil comportamental.

 

Agora nos conte: você acha que pode ser encaixado em um desses grupos? Quer descobrir?

 

Existem algumas ferramentas capazes de identificar personalidades. Listamos algumas a seguir:

 

Ferramentas para indicar personalidades

Em meu caso específico utilizei a ferramenta chamada Eneagrama. Essa ferramenta é uma modelo que descreve diferenças individuais e que as encaixam em nove tipos distintos que conseguimos observar em nosso dia-a-dia de maneira fácil. No entanto, essa ferramenta não é a única. Existem outras que igualmente podem auxiliar na definição de características. Entre elas sugiro o DISC e a 16 personalities. Cada uma dessas ferramentas tem uma teoria que reforça seu resultado final e que podem ser trabalhadas em conjunto para uma melhor definição e entendimento.

 

Gostou desse assunto? Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários e nossa equipe entrará em contato com você.

 

Fonte: RevistaGalileu

Leave a Reply