Skip to main content

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) comprovam que a população está envelhecendo de forma rápida e intensa, e as pessoas acima dos 60 anos, classificadas como da terceira idade, já representam mais de 14% da população total.

 

A expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos: para as mulheres, a idade média é de 79 anos, enquanto para os homens, 72. É um crescimento que indica melhorias nas condições de vida e saúde da população como um todo.

 

Essas mudanças trazem inúmeros desafios. É preciso balancear o bem-estar e a independência dessa população, não deixando de dar a atenção e o cuidado necessários à saúde.

 

A grande maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, principalmente em condições crônicas, o que não deve significar limitação ou mesmo restrição de sua participação social.

 

Acompanhamento médico regular e especializado

Qualidade de vida não se restringe à saúde, mas, certamente, é um fator de grande importância para a população idosa. Acompanhamento médico regular e especializado com um geriatra ajuda a prevenir possíveis doenças ou disfunções e tratar daquelas já diagnosticadas.

 

Depois dos 60 anos, o corpo passa por intensas mudanças. E faz parte desse acompanhamento integral ajudar o idoso a entendê-las e saber se adequar às novas necessidades que vão surgindo a cada fase.

 

Uma boa alimentação é cuidado para todas as fases da vida. Previne doenças e melhora a disposição. Para a saúde do idoso, é ainda mais importante: o corpo tem outro ritmo, os órgãos já não funcionam na mesma velocidade de antes, o nível de água no organismo é menor, assim como muitos hormônios.

 

Prática de atividades físicas na terceira idade

A prática regular de atividades físicas melhora a disposição para as ações cotidianas, ajuda a prevenir e tratar de doenças e pode se tornar um momento de sociabilidade. O leque de possibilidades é amplo e, para escolher o exercício que melhor se adeque à saúde de cada idoso, o acompanhamento médico é essencial.

 

Os esportes são, quase sempre, os mais procurados: natação, hidroginástica, pilates, musculação, tênis, dentre outros. Mas há, também, opções menos comuns que podem ser tão interessantes quanto, como dança, teatro e circo. Colocam o corpo em movimento e despertam as expressões artísticas.

 

Falar em cuidado integral do corpo é lembrar que a mente é parte fundamental nessa história. Acompanhamento psicológico e psiquiátrico são essenciais no processo de aceitação e independência dessa fase da vida.

 

Importância da família e dos laços sociais

É inegável a importância dos laços sociais para todos nós. Na terceira idade, eles se tornam ainda mais especiais, já que muitos idosos passam a ter menor disposição para sair de casa e tendem a se isolar.

 

A família tem papel importante porque é onde eles encontram maior confiança e apoio. Amigos, vizinhos, conhecidos, atendentes dos comércios que frequentam e equipe médica são outros agentes que têm grande influência no convívio social mais ampliado.

 

Cuidando da casa

A casa, o lugar do aconchego e da segurança pode, muitas vezes, tornar-se um dos espaços de maior risco para o idoso se não estiver adaptada para as suas novas necessidades. Abaixo, seguem algumas dicas de adaptação simples que podem melhorar, em muito, a mobilidade:

● Instalar barras de apoio nos banheiros, ao lado dos sanitários e chuveiro, em escadas e corredores;

● Instalar tapetes antiderrapantes em escadas, corredores, banheiro, ao lado da cama e nas portas;

● Colocar uma poltrona ou cadeira no quarto para que o idoso possa se apoiar na hora de se vestir e de se calçar;

● Iluminar os cômodos da casa, se possível instalando interruptores automáticos;

● Remover objetos pontiagudos e abrir maior espaço de passagem entre móveis;

● Deixar os objetos de uso cotidiano mais acessíveis, em prateleiras baixas e organizados de forma simples.

 

É possível perceber que cuidar da saúde do idoso vai muito além de tomar remédios.

 

Ter atenção ao bem-estar e convivência social, bem como aos direitos, é parte fundamental de uma compreensão de cuidado diversa e integral. Acompanhamento médico contínuo e especializado é importante para a prevenção de doenças e ter uma boa qualidade de vida.

 

Fonte: TuaSaúde

Leave a Reply