Skip to main content

 Ah, o verão! Aquela época do ano esperada por muitos, especialmente as crianças, e sinônimo de dias ensolarados, férias e diversão. Você também é um daqueles que esperam pelo verão o ano todo, planejando viagens, especialmente para as regiões litorâneas? Vamos entender um pouco do verão e ver como essa estação do ano influencia o nosso comportamento e cuidados que devemos ter.

 

Da expressão latina vulgar veranum tempus, “tempo primaveril” é uma das quatro estações do ano, caracterizada por ser a estação mais quente. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os dias das outras estações. O verão tem início no dia 21 de dezembro de 2020, ou seja, depois da primavera e antes do outono.

 

Características do verão

Durante o período de vigência do verão, as temperaturas em alguns lugares do planeta podem alcançar 40ºC. Nessa época do ano, é importante ficar atento à questão da hidratação. Beber água é fundamental todos os dias e especialmente em dias em que as temperaturas estão elevadas.

 

Outra característica do verão está relacionada com os índices pluviométricos (as chuvas). Nesse período, as chuvas aumentam gradativamente. Conhecidas como chuvas convectivas ou chuvas de verão, ocorrem geralmente no período da tarde e duram pouco tempo, contudo, costumam ser bastante intensas, com ventos em alta velocidade e ocorrência de trovoadas.

 

Com a chegada das chuvas, aumenta-se a umidade do ar. A elevação da umidade provoca a sensação de abafamento, aumentando, então, a sensação térmica. Há também maior evaporação das massas de água, o que também está relacionado com o aumento pluviométrico, visto que há maior formação de nuvens.

 

Resumindo:

  • dias mais longos do ano;
  • temperaturas mais altas;
  • aumento da umidade;
  • chuvas constantes.

 

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.

 

O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2020, o solstício de Verão no Brasil será às 07h02 do dia 21 de dezembro.

 

Antigamente, existiam cinco estações do ano. O verão era dividido em dois momentos: o verão, propriamente dito, caracterizado por um clima quente e chuvoso, e o estio, caracterizado por clima quente e seco.

 

O que é horário de verão

O horário de verão é caracterizado pelo adiantamento das horas de acordo com o fuso horário local e atualmente cerca de 30 países o utilizam. Como nessa estação do ano os dias são mais longos, a finalidade dessa atitude é aproveitar a luz solar, visto que o sol nasce antes.

 

Assim, o horário de verão está intimamente relacionado com a economia de energia elétrica. Isso porque evita a sobrecarga do consumo energético, principalmente no denominado “Horário de Pico”, entre 18h e 21h.

 

O horário de verão foi proposto em 1784, pelo diplomata e líder da Revolução Americana, Benjamin Franklin (1706 -1790). Numa época em que não existia a luz elétrica, o pesquisador propôs tal medida a fim de aproveitar mais a luz proveniente do sol.

 

Apesar das observações e pesquisas de Benjamin Franklin, o método foi adotado apenas no século XX, durante a primeira guerra mundial. A Alemanha foi o primeiro país a implantá-lo, como forma de economizar carvão.

 

Solstício de verão

Você já ouviu falar em solstício e equinócio? Ambos são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano. O equinócio está relacionado com o começo da primavera e do outono e acontece quando o Sol atinge a Linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios. Já o solstício está relacionado com o começo do inverno e do verão.

 

O solstício de verão marca o exato momento em que o Sol atinge a sua maior declinação em latitude (com relação à Linha do Equador), fazendo com que um dos hemisférios esteja mais iluminado. Assim, o hemisfério que estiver recebendo mais raios solares será aquele em que o verão terá início, já o hemisfério que estiver recebendo menos raios vivenciará o inverno.

 

A diferença de inclinação é demarcada pelos trópicos, que são linhas imaginárias traçadas cartograficamente na Terra para separar as regiões do planeta. Se os raios solares estiverem incidindo no Trópico de Capricórnio, será verão no Hemisfério Sul. Se os raios solares estiverem incidindo com mais intensidade no Trópico de Câncer, o verão se iniciará no Hemisfério Norte.

 

Cuidados com o corpo durante essa estação mais quente do ano

E com a estação mais desejada do ano está chegando, só pensamos em férias, sol, calor, praia… mas tome cuidado! Muitas situações podem comprometer a saúde e beleza. Saiba como se cuidar no verão com algumas dicas de ouro:

 

1- Hidrate-se

É recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina – se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente!

 

2- Tenha uma boa alimentação

Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. A melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa.

 

3- Cuidados na prática de atividade física

Durante o exercício físico a pessoa se desidrata e perde muito sódio e potássio, por isso  é preciso ingerir líquidos! Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida.

 

4- Dormir bem

Um dos maiores incômodos dos dias quentes é a hora de dormir, principalmente para pessoas que não têm um ventilador no quarto. Estudos mostram que ao tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente a pessoa dorme tranquilamente e fresquinha.

 

5- Cuidado com a pele

Utilize filtro solar quando estiver exposto ao sol entre as 10h-16h, e reaplique a cada 30 minutos, use sempre um hidratante corporal e facial. Tome uma ducha e lave o rosto sempre que sua pele estiver oleosa. A esfoliação também é uma boa dica, para manter a pele sempre renovada.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Até breve!

 

Fonte: New Scientist

Leave a Reply