Skip to main content

O excesso de peso corporal vem se tornando um problema cada vez maior na vida dos brasileiros. 

 

Um em cada quatro adultos do País estava obeso em 2019, segundo dados do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde, publicado em outubro de 2020 e realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde. 

 

O estudo traz ainda outros dados alarmantes: cerca de 61% dos brasileiros passaram a ter sobrepeso e a prevalência está no grupo de 40 a 59 anos, atingindo por volta de 70,3%.

 

Mas, afinal, por que essas condições oferecem riscos à saúde? O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento de outros transtornos, como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. E agora temos mais um alerta, já que a obesidade é uma comorbidade importante para agravamento da COVID-19. 

 

A boa notícia é que, com a mudança de estilo de vida, incluindo uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e, quando necessário, acompanhamento profissional, é possível atingir um peso corporal saudável. Ou seja, significa emagrecer e ainda com saúde. 

 

Para isso, confira 7 principais dicas para reduzir o peso corporal e proteger a sua saúde.

 

1- Atenção com as dietas mirabolantes 


Bom, então vamos começar com uma dieta super milagrosa, correto? Nada disso! As dietas muito restritivas podem até surtir efeito temporariamente, mas as chances de você voltar a engordar tudo de novo são altas. 

 

Além disso, normalmente são dietas não saudáveis e você ainda pode pode emagrecer devido a perda de músculos e água, e não de gordura. Portanto, o primeiro passo é manter os seus exames em dia, e caso precise,conversar com o seu médico para definir a dieta mais apropriada. 

 

2 – Emagreça sem pressa

 

O emagrecimento deve ser um processo gradativo. Quando é feito de forma brusca, além da tendência maior de voltar ao peso anterior, é um dos fatores que provocam o conhecido efeito sanfona, que é a oscilação de peso corporal, causando muito mais frustração e perda de autoestima. E o problema vai além do impacto emocional. Tanto o efeito sanfona quanto o emagrecimento rápido podem oferecer riscos à saúde. 

 

No entanto, quando você emagrece lentamente, é como se você estivesse preparando o seu organismo. E quando isso ocorre por meio da mudança de alimentação e realizando exercícios físicos, ocorre uma perda de gordura e ganho de massa muscular. Dessa forma, o corpo não entra em estado de alerta como ocorre no emagrecimento brusco.

 

3 – Pratique exercícios de fortalecimento

 

Na busca pelo emagrecimento por meio das atividades físicas, muitas pessoas acabam focando nos exercícios aeróbicos e acabam esquecendo dos exercícios de fortalecimento, o que é um equívoco. Ao investir também no ganho muscular, além de evitar a flacidez, você previne lesões e desgastes das articulações, e também contribui para o sucesso do emagrecimento, já que uma boa composição de massa muscular também está ligado à queima de calorias.

 

4 – Desfrute dos alimentos naturais

 

Como é a sua relação com alimentos in natura? Quais pratos já preparou, novas receitas, ou talvez sabores que ainda não conheceu? As feiras podem te oferecer um universo enorme de alimentos saudáveis e especiarias que podem ser utilizadas em incríveis combinações nos preparos culinários. Além disso, muitas vezes você não precisará comer tão a menos como imagina, mas simplesmente fazer substituições saudáveis. Portanto menos industrializados e mais frutas, legumes e verduras, alimentos integrais e ricos em fibras, leguminosas e grãos.

 

5 – Mexa-se 

 

Nosso corpo foi projetado de maneira incrível para se movimentar. Porém, com o atual estilo de vida, o sedentarismo tem sido um problema cada vez mais abrangente e que traz sérios riscos para a saúde. Praticar atividades físicas não é importante apenas para emagrecer, mas também para ser adotada como uma rotina em nossas vidas, protegendo a saúde do corpo e da mente. 

 


6 – Durma bem


Pois é, aquele sono bom, reparador e que o seu corpo pede, pode acreditar: ele te ajuda a emagrecer sim! Durante o sono, o corpo se recupera das atividades diárias, enquanto que a sua privação  provoca uma série de distúrbios e doenças, como redução de atenção, aprendizado e memória, aumento de hipertensão arterial, diabetes, obesidade e depressão. Dormir bem também está diretamente relacionado à regulação de secreção  de hormônios, como cortisol, insulina e a leptina. Quando isso não é cumprido, aumentam as chances de obesidade. 

 

7 – Beba bastante água 

 

Além de ser uma prática tão vital em nossas vidas, beber bastante água é um grande aliado para quem precisa emagrecer. Ela regula a temperatura do corpo, ajuda a eliminar toxinas do corpo, ajuda a manter o bom funcionamento do intestino e ainda pode ajudar a acelerar o metabolismo

 

Fontes: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29204-um-em-cada-quatro-adultos-do-pais-estava-obeso-em-2019 

https://www.endocrino.org.br/cuidado-com-dietas-milagrosas/ 

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/emagrecer-de-forma-gradual-ajuda-o-corpo-a-se-preparar-melhor-para-o-novo-peso 

https://www.sbempr.org.br/noticia/quer-emagrecer-durma-bem/163 

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/34490-beber-agua-acelera-o-metabolismo-e-ajuda-a-emagrecer

Leave a Reply