Skip to main content

Com a sua aparência discreta, o gergelim pode muitas vezes passar despercebido por muitas pessoas. A maioria conhece as sementes como um elemento decorativo usado em pães, mas o que poucos sabem é sobre a sua importância nutritiva e os seus benefícios para a saúde. Nesse artigo você vai entender um pouco sobre esses benefícios e a sua relação no controle da diabetes.

Com uma gama de nutrientes variada, com Ferro, Cálcio, Tripfotano, fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas de Complexo B, Fósforo e Proteínas, são muitos nutrientes para uma sementinha, não é mesmo? Sem dúvida, o gergelim é extremamente benéfico para o nosso corpo, além de ser saboroso.

OS BENEFÍCIOS DO GERGELIM

As sementes de gergelim vêm sendo cultivadas a mais de 3500 anos, e uma de suas utilidades é como remédio. Elas podem ser consumidas cruas, ou como óleo, ou ainda como manteiga – mais conhecida como Tahine, muito popular na cultura árabe.

O gergelim concentra uma grande quantidade de nutrientes, começando pelo Cálcio, um mineral que não pode faltar para que os ossos se mantenham fortes até a terceira idade. Uma vez que, para ser absorvido pelo nosso organismo, o Cálcio necessita de magnésio, que também está presente no gergelim. Com uma composição desses substanciais e a Vitamina D, produzida pelo corpo com a exposição moderada aos raios solares, como resultado, o gergelim pode prevenir a osteoporose.

Além disso, o gergelim já tem naturalmente o sabor salgado, beneficiando quem tem hipertensão ou propensão à doença, pois, ao utiliza-lo nas refeições, ajuda a reduzir a quantidade de sal consumida. Misturando seis colheres de sopa de gergelim com uma colher de sopa de sal, você tem o gersal, que pode ser usado substituindo o próprio sal.

E por falar em quantidades nutricionais e substituições, qual o valor nutricional do gergelim? Em seguida, vamos falar sobre esses valores nutricionais.

Os valores nutricionais do gergelim

Mencionamos a pouco uma lista dos nutrientes encontrados em uma semente de gergelim. Assim sendo, confira agora o que uma colher de sopa contém:

Valor energético..116kcal

Proteína………………….4,2g

Lipídeos…………………..10g

Carboidrato…………….4,2g

Fibras …………………….2,3g

Cálcio…………………..165mg

Magnésio ……………. 72mg

Fósforo……………….148mg

Ferro……………………1,1mg

Potássio………………109mg

Vitamina B3 ……….. 1,1mg

Esses dados foram coletados da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos da UNICAMP.

Mas, e quanto ao controle da diabetes, qual é a relação do gergelim? É o que vamos descobrir agora.

O GERGELIM E O CONTROLE DA DIABETES

Alguns estudos vêm provando que a farinha desengordurada do gergelim melhora o controle glicêmico de pacientes diabéticos que são hipertensos. Além disso, uma pesquisa publicada na RASBRA (Revista da Associação Brasileira de Nutrição) concluiu que, o magnésio presente na semente também têm propriedades que reduzem a chances de desenvolver diabetes, além de ajudar a administrar quem já possui a doença.

Todavia, a semente também é rica em Ômega-3, seu óleo aumenta o efeito do remédio glibenclamida em pacientes que sofrem com a diabetes tipo 2.

Se você chegou ate aqui, tenho certeza que quer conhecer um pouco mais sobre a diabetes, ou está em busca de tratamento. Temos uma boa notícia: o CEVISA pode te ajudar em ambas as situações. Na primeira, é só acompanhar as postagens aqui do blog. Quanto a segunda, temos um programa voltado para esse propósito. Aqui, contamos com uma equipe de profissionais altamente eficazes. Entre em contato para conhecer melhor!

 

Leave a Reply