Skip to main content

Você já deve ter ouvido falar sobre orégano como uma especiaria no molho da pizza, em saladas, massas italianas, mas e na forma de vaporização? Sim, vaporização com chá de orégano é o que vamos comentar hoje, apesar de ser pouco comum, o orégano possui várias propriedades medicinais benéficas à nossa saúde.

O orégano (Origanum vulgare) faz parte da família das Labiadas e é conhecido também como manjerona rasteira ou manjerona silvestre, um excelente condimento aromático, muito utilizado na cozinha europeia.

Utilizado também para aliviar sintomas de tosse, resfriados, doenças pulmonares, indigestão, dores de ouvido e até em dores articulares. Dizem que o seu consumo ajuda até amenizar sintomas de TPM, além de ser um ótimo repelente de formigas, antibacteriana, e fungicida.

A vaporização caseira com o chá de orégano terá um efeito descongestionante e vasodilatador auxiliando principalmente nos casos de sinusite e resfriados, como também nos casos de rinite alérgica, rouquidão e desintoxicação de vias aéreas (fumantes).

Aplicação:

Ferver um litro de água acrescentando duas colheres (sopa) de orégano;

Após ganhar fervura, colocar este chá numa vasilha, sobre uma mesa, e em seguida sente-se próximo e cubra toda a cabeça com um lençol, fazendo esta inalação por 15 minutos.

Para terminar a inalação, passar um pano molhado com água fria no rosto e no peito, não saindo de imediato para o vento.

Poderá repetir esta inalação diariamente até sentir boa melhora dos sintomas.

Leave a Reply