Skip to main content

Criado em 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa tem como principal objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Nesse artigo você vai encontrar:

  • Câncer de mama e os cuidados necessários
  • Como reduzir os riscos
  • Os principais sintomas
  • Como surge o câncer de mama
  • Como se prevenir

Vamos a leitura do texto?

Câncer de mama e os cuidados necessários

O câncer de mama é tipo o mais comum entre as mulheres, e no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos registrados anualmente, são cerca de 57mil novos casos, segundo pesquisa realizada pelo Inca para o biênio.

 

A recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres entre 50 e 69 anos, ou antes disso caso haja histórico familiar de câncer de mama ou a indicação do profissional de saúde. Somente o exame de mamografia pode mudar a curva da doença. Uma das barreiras para a detecção precoce do câncer de mama é o medo. Muitas mulheres têm receio do exame e demoram a procurar orientação médica para realização da mamografia.

Como reduzir os riscos

Pesquisas científicas mostram que o desenvolvimento de até 13 tipos tumores está relacionado a comportamento. Com a adoção de medidas simples é possível reduzir a incidência do câncer de mama. O autoexame é uma maneira importante da mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações. Faça acompanhamento regular com um especialista, que irá avaliar clinicamente e fazer as prescrições de acordo com o seu perfil e necessidades.

 

Para cada mulher os sinais de câncer de mama pode variar. Em alguns casos podem não apresentar nenhum deles. De qualquer maneira é muito importante que a mulher conheça seu corpo, sua mama, e saiba reconhecer alterações para alertar o médico.

Para as mulheres que ainda menstrua, a melhor época para se auto avaliar é alguns dias após a menstruação, pois as mamas estarão menos inchadas. Para as que já estão na menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês. Qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente ao médico, mesmo que você já tenha realizado a mamografia ou os exames clínicos e obteve um resultado negativo.

Os principais sintomas

O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

  • Nódulo único endurecido.
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da
  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
  • Edema (inchaço) da
  • Eritema (vermelhidão) na
  • Inversão do mamilo.
  • Sensação de massa ou nódulo em uma das
  • Sensação de nódulo aumentado na axila.
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
  • Inchaço do braço.
  • Dor na mama ou

É importante lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios axilares representam inflamação ou infecção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor. Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser relatados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente.

Como surge o câncer de mama

O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células da glândula mamária, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor. É segundo tipo de tumor com maior incidência em todo o mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, responsável por cerca de 22% dos novos casos a cada ano.

 

Inicialmente, a doença não apresenta sinais claros. Por isso, você deve conhecer bem o seu corpo para poder identificar qualquer alteração e procurar um médico. Em geral,

o primeiro sintoma é um caroço no seio, que pode ser acompanhado por dor ou não. Também pode ocorrer inchaço local, irritação na pele, vermelhidão e saída de secreção.

Como se prevenir

A prevenção pode eliminar ou diminuir a exposição a fatores de risco. Isso ocorre através da adoção de comportamentos saudáveis como:

  • Fazer atividade físicas;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas alcóolicas.

Atitudes como as citadas acima podem evitar em até 28% os riscos de câncer de mama. O diagnóstico precoce do câncer de mama pode aumentar as chances de sobrevivência das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada.A periodicidade do exame varia de acordo com a idade, o quadro clínico e histórico familiar.

 

A mamografia é o principal exame para detectar o tumor em fase inicial e é recomendada a cada dois anos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O rastreamento em mulheres com história de câncer na família – o considerado grupo de risco – deve ser feito a partir dos 35 anos de idade. O exame clínico, baseado na palpação dos seios, deve ser realizado anualmente.

 

E como sempre temos falado aqui no CEVISA, se deve evitar ingerir alimentos industrializados, chocolates, entre outras retrisções, e procurar fazer uma alimentação mais saudável, comendo mais frutas, verduras e legumes. Além disso, praticar exercícios físicas diariamente, tomar regularmente banho de sol, manter um contato maior com a natureza, e procurar ter um relacionamento constante com Deus, amigos e familiares. Lembra dos 10 remédios naturais que sempre falamos? Pois se você segui-los de verdade, pode evitar o surgimento do câncer e reduzir os riscos.

 

Ah, lembre-se:

Consulte o seu médico regularmente e mantenha os exames em dia! Até a próxima!

Leave a Reply