Skip to main content

Há uma nova epidemia mundial de uma doença transmissível infectocontagiosa denominada Coronavírus. Por que este vírus está contaminando tantas pessoas? Nesse artigo você vai conferir tudo o que se sabe sobre o coronavírus, e o que ainda falta esclarecimento.

Mas, primeiro vamos entender:

 

O que é o Coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.

 

A maioria das pessoas se infectam com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

Em alguns casos, os coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da síndrome em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”. SARS é causada pelo coronavírus associado à SARS (SARS-CoV), sendo os primeiros relatos na China em 2002.

 

O SARS-CoV se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Asia, infectando mais de 8.000 pessoas e causando entorno de 800 mortes, antes da epidemia global de SARS ser controlada em 2003. Desde 2004, nenhum caso de SARS tinhq sido relatado mundialmente.

 

Em 2012, foi isolado outro novo coronavírus, distinto daquele que causou a SARS no começo da década passada. Esse novo coronavírus era desconhecido como agente de doença humana até sua identificação, inicialmente na Arábia Saudita e, posteriormente, em outros países do Oriente Médio, na Europa e na África. Todos os casos identificados foram da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com viajantes procedentes de países do Oriente Médio – Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Jordânia.

 

Como esse vírus se manifesta?

Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração.

 

Os principais sintomas são:

Coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares e,ou naqueles com doenças crônicas que já possuem um sistema imunológico comprometido, como também nas faixas  etárias extremas da infância e idosos.

 

Algumas outras informações a serem ressaltadas

1) Período de incubação:  2 a 14 dias, é o período que o vírus entra no organismo do indivíduo, porém antes de surgirem os sintomas

 

2) Período de Transmissibilidade: É quando os sintomas se manifestam, há uma alta virulência , nesta fase é onde em geral ocorre a transmissão do vírus. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o SARS-CoV e o MERS-CoV. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

 

3) Modo de Transmissão: A  principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo** de pessoa a pessoa, através de vias respiratórias por gotículas suspensas no ar.

 

Quais os cuidados essenciais?

O Ministério da Saúde têm algumas orientações quanto aos cuidados para se prevenir contra o novo coronavírus. São eles:

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

 

Exitem medicamentos disponíveis?

Ainda não há vacina disponível. A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus.

 

A Rússia também informou que busca uma vacina para o vírus. Um grupo de cientistas americanos anunciaram  que devem começar a testar as vacinas em três meses.

 

Orientação do CEVISA

A seguir a Dra Luisa Adriana Antunes, coordenadora clínica do CEVISA tem algumas orientações para você:

A prevenção sempre é o melhor de todos os remédios para combate e controle de todas doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis, assim sendo também na prevenção do Coronavírus.

Precisamos de um sistema de defesa ( sistema imunológico) do nosso organismo bem fortalecido, afim de obtermos isto é necessário uma alimentação rica em nutrientes das fontes do reino vegetal:  verduras, legumes, frutas , leguminosas, oleoginosas ; evitando alimentos com açucares, gorduras saturadas , farinhas brancas, alimentos de origem animal, assim como produtos processados  e ultra processados.

O exercício físico regular no mínimo 150 minutos por semana é um grande potencializador do nosso sistema imunológico, além disso temos o repouso com horas adequada de sono como um grande reparador de todo nosso mecanismo de defesa do corpo, também recomendamos o Sol por 10-20 minutos dias devido sua ação no combate aos vírus, bactérias e fungos.

Através de um estilo de vida saudável você estará garantindo um corpo e mente fortes na prevenção e combate ao Coronavírus , como também para tantas outras doenças epidêmicas globais, que mais afligem a população mundial como as enfermidades cardiovasculares.

 

Venham para o CEVISA, iremos cuidar de você, vamos prevenir e combater inúmeras doenças, promovendo  mais saúde,  longevidade com qualidade de vida.

Cuide-se!

Fonte: Saúde.Gov; Bem-estarl Ministério da Saúde

Leave a Reply