Skip to main content

Dicas de alimentos para pressão alta

É um mal silencioso que aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, cerebrais e renais, e é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Por outro lado, a hipertensão é detectada facilmente por meio da aferição da pressão arterial, muitas vezes tratada de forma eficaz com medicamentos de baixo custo, e, principalmente: controlada por meio de um estilo de vida saudável, como bons hábitos alimentares.

Quer conhecer algumas dicas de alimentação para quem tem pressão alta? Então acompanhe este artigo, pois reunimos as principais recomendações. Mas antes, entenda um pouco mais sobre a doença:

O que é a hipertensão arterial, afinal?

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença caracterizada pela elevação sustentada da pressão arterial, mesmo em repouso, acima de 130 por 80 mmHg. O primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

Em uma analogia simples, é como se a hipertensão fizesse um carro, no caso o corpo, funcionar sem combustível e lubrificação adequada. Outro exemplo é pensar que a doença pode gerar diversos males por meio do aumento da pressão arterial como se fosse uma panela de pressão.

A doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Quando a pressão arterial fica sem controle, o coração é o órgão mais afetado. Diante da circulação prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes, o que pode levar a um infarto. O acidente vascular cerebral(AVC), também conhecido como derrame, é outra consequência frequente da hipertensão, assim como insuficiência renal e a visão embaçada, causada pela interferência da pressão alta nos vasos que irrigam a retina.

Mundo hipertenso

De acordo com a primeira análise global abrangente das tendências na prevalência, detecção, tratamento e controle da hipertensão – liderada pelo Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de adultos com hipertensão entre 30 e 79 anos aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos. E um detalhe ainda mais alarmante: quase metade dessas pessoas não sabia que tinha a condição.

 

A doença mata mais de 10 milhões de pessoas por ano no mundo e cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Aumento com a pandemia

As condições pandêmicas fizeram piorar a situação de hipertensão e se tornou favorável para o surgimento de mais casos. Isso pode ser resultado do aumento do estresse por conta das angústias sociais, do isolamento, contato pessoal limitado e fatores como as dificuldades financeiras ou familiares. Mudanças de comportamento também podem ter desempenhado um papel, com a maior ingestão de alimentos gordurosos, estilos de vida sedentários e ganho de peso.

Ainda segundo a SBC, a pandemia fez com que muitas pessoas deixassem de ir ao médico por medo de sair à rua, o que aumenta o risco de hipertensão arterial não controlada. Porém, de acordo com a entidade, é imprescindível que o indivíduo mantenha sua pressão controlada, evitando assim complicações mais graves, seja em caso de covid-19, como também outras doenças.

O papel da alimentação

Uma alimentação saudável é fundamental para a prevenção como também para o controle da pressão alta. Confira como compor seu prato saudável:

O que comer:

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Verduras
  • Alimentos integrais, como sementes, arroz, pão, farinha e macarrão;
  • Grãos, como aveia, grão-de-bico e feijão;
  • Alimentos com pouca gordura;
  • Azeite e sementes ricas em ômega-3, como linhaça, chia, castanha, nozes, amendoim.

O que evitar:

  • Alimentos industrializados ricos em sal, como temperos prontos, molho de soja, molho inglês, sopas em pó;
  • Macarrão instantâneo;
  • Embutidos em geral;
  • Alimentos ricos cafeína, como café e chá verde;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos ricos em gordura, como frituras, massas, congelados, laticínios, dentre outros.

Dicas para prevenir e controlar a pressão alta:

  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano, caso não tenha o diagnóstico de hipertensão ou episódios recentes;
  • Pratique atividades físicas, ao menos, cinco vezes por semana. De acordo com as últimas orientações estabelecidas pela OMS, em 2020, o ideal é praticar entre 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana;
  • Mantenha o peso ideal e evite a obesidade;
  • Abandone o álcool e o cigarro.
  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde e, sobretudo, nunca pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

Um dia ou outro de estresse são comuns em nossas vidas. Mas, se tem passado por isso com recorrência, uma boa dica é conhecer os serviços oferecidos pelo CEVISA e, assim, reservar um momento especial para cuidar da sua saúde do corpo e da mente. Confira!

Fontes:

https://www.paho.org/pt/noticias/25-8-2021-mundo-tem-mais-700-milhoes-pessoas-com-hipertensao-nao-tratada

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/11/19/numero-de-casos-de-hipertensao-aumentou-durante-a-pandemia-diz-estudo.htm

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-04/cerca-de-30-dos-brasileiros-sao-hipertensos-aponta-sbc

https://saude.abril.com.br/medicina/hipertensao-causas-sintomas-diagnostico-e-como-baixar-a-pressao/

https://www.portal.cardiol.br/post/hipertensos-podem-ter-mais-chances-de-complica%C3%A7%C3%B5es-pela-forma-grave-da-covid-19

https://www.tuasaude.com/dieta-para-hipertensao/#:~:text=Para%20controlar%20a%20hipertens%C3%A3o%2C%20deve,%2Dde%2Dbico%20e%20feij%C3%A3o.

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/hipertens%C3%A3o/hipertens%C3%A3o

Leave a Reply