Skip to main content

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica as atividades do dia-a-dia e a qualidade de vida.

 

Neste texto você vai saber:

  • O que é lombalgia
  • Como surge
  • Quais as causas
  • Quais os sintomas
  • Os principais tratamentos
  • Quais são os tratamentos oferecidos pelo CEVISA

Vamos lá!

 

O que é lombalgia?

A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar. A dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico.

 

Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, que é definida como dor irradiada para o território de uma raiz nervosa lombar, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento. É um problema muito prevalente e pode ser causa de incapacidade.

 

Mais de 90% da população mundial sofre episódio de dor lombar em algum momento da vida e a lombalgia é a segunda causa mais frequente de procura pelos serviços médicos.

 

Como surge?

As lombalgias podem ser classificadas quanto a duração em agudas e crônicas.

As lombalgias agudas não estão relacionadas a nenhum fator definido e geralmente ocorrem após um esforço físico excessivo levando o paciente a sentir uma sensação de “travar a coluna”.

 

A dor crônica ocorre em qualquer idade e em aproximadamente 75-85% dos pacientes que se afastam do trabalho ela se torna recorrente

 

Quais as causas?

Os principais fatores que podem desencadear a lombalgia são, contrações musculares, ocasionadas por sobrecarga excessiva, ao levantar mais peso do que a pessoa consegue na academia, por exemplo, ao carregar muito peso, empurrando armários, enfim, atividades corriqueiras que causem sobrecarga nas articulações da coluna e das vértebras.

 

Na maioria das vezes, o problema é postural, ou seja, causado por uma má posição para sentar, deitar, abaixar ou carregar algum objeto pesado. Nas demais vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas da lombalgia são dores localizadas abaixo da décima segunda costela até a prega do glúteo, definida como a região lombar. As dores podem, ainda, irradiar para o meio da coxa.

 

Quais os principais tratamentos?

Os principais tratamentos para a lombalgia aguda são por analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares. O objetivo central desses tratamentos são: aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade.

Existem também outros tipos de tratamentos mais passivos, como: massagem, ultra-som, eletroterapia, termoterapia, eletromiografia estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS), laser, tração e terapia cognitiva comportamental.

 

Quais são os tratamentos para lombalgia oferecidos pelo CEVISA?

Além dos tratamentos citados acima, no Centro de Fisioterapia do CEVISA você ainda pode contar com uma equipe especializada de fisioterapeutas habilitados com técnicas de Pilates, RPG, Osteopatia, Massagem Deep Tissue e Hidroterapia com a técnica de Watsu.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Fique ligado nas próximas postagens aqui do blog. Têm muita dica bacana vindo por aí!

 

Até lá!

 

Fonte: Saúde.GOV

Leave a Reply