Skip to main content

Final de ano, e o que mais passa pela nossa cabeça é os votos para o próximo ano.  Mas, o que a maioria não sabe, é que a maneira de estabelecer uma meta ou objetivo está incorreta. Mas, como devemos fazer? Traçando uma meta SMART.

 

Votos de começar uma dieta, de ler mais, de ser mais paciente, de viajar… A lista é longa! Existe um método de traças metas chamado SMART, como o nome mesmo já diz, é um método mais inteligente em relação ao estabelecimento de metas e objetivos.

 

Nesse artigo você vai entender melhor sobre, como esse método pode ajudar você a cumprir seus objetivos. Vamos lá?

É muito comum se preocupar em planejar novas metas e objetivos no final do ano e não conseguir executar nem um terço do planejado. Você já se sentiu “improdutivo”? Bem, 99% das pessoas já se sentiram dessa maneira, então, se você repondeu que sim, você não está sozinho.

 

Mas, a diferença está em quantas dessas pessoas conseguiram “reverter o jogo” simplesmente porque aplicaram o método SMART em seu planejamento.

 

Como funciona e qual o objetivo do método SMART

Esse método visa tornar suas metas e objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes ter um tempo para alcança-los.

Método inteligente, caracterizado pelo fato de que compreende:

 

S: seja específico

M: seja mensurável

A: ser atingível

R: seja realista

T: Oportuno (seja tangível)

 

Vamos a explicação de cada letra. Pronto? Então continue com a leitura.

 

Traçando uma meta SMART

  • S = ESPECÍFICO (SPECIFIC)

Ser específico em seus objetivos já tem uma grande chance de ser alcançado do que quando você tem um objetivo não específico.

Para definir metas específicas, lembre-se:

  1. Quem: quem está envolvido
  2. O que: O que eu quero realizar
  3. Motivo: razões, objetivos e benefícios específicos para atingir seu objetivo
  4. Onde: identificar um local
  5. Identificar requisitos e restrições

Vamos ao exemplo:

 Melhorar a alimentação. Isto não é uma meta específica. Como melhora a alimentação, que alimentos acrescentar, que alimentos eliminar, ser bem específico é o segredo.

 

  • M = MENSURÁVEL (MEASURABLE)

Estabeleça critérios concretos para medir o progresso em direção à execução de cada objetivo que você definir. É necessário determinar a quantidade e magnitude da mudança a ser alcançada.

Exemplo:

Vou iniciar exercícios físicos este ano. Quantos minutos, quantas vezes semanas precisa ser estabelecido.

 

  • A= ATINGÍVEL (ATTAINABLE)

Você só desenvolve talentos, atitudes, e habilidades a partir do momento em que consegue identificar seus objetivos mais importantes. E quando o fizer, descobrirá maneiras de torná-las realidade.

Planeje suas etapas e estabeleça por um tempo, você poderá pular etapas para atingir qualquer objetivo em mente. Inclusive, os objetivos que antes pareciam inatingíveis, agora serão atingidos finalmente. Listar seus objetivos é criar sua auto-imagem. Você se vê digno desses objetivos.

Metas impossíveis de serem alcançadas causam desânimo e desmotivação.

Por exemplo:

Quero perder 10 quilos este mês. É muito raro e difícil que isto aconteça, então determine o que é recomendado por profissionais de saúde, de perder 1 quilo por semana.

 

  • R = RELEVANTE (REALISTIC)

Você só terá a força e determinação de alcançar um objetivo e meta se este tiver não só ligado à uma decisão racional, mas também à uma decisão emocional. Qual a motivação da mudança pode fazer toda a diferença.

Motivações positivas tem resultado mais positivos do que motivações negativas, como medo.

 

  • T = TEMPO (TIME).

É essencial estabelecer prazos dentro das metas. Se não houver prazo, não há senso de urgência. Coloque prazo ou determine um tempo para passar para a próxima meta. Progredir com a programação de relatar a evolução para um profissional aumenta muito a chance de sucesso.

 

Trabalhar com o mesmo termo é trabalhar com o seu inconsciente, porque você inicia um movimento para começar a trabalhar no objetivo. Quanto mais detalhado e específico for seu objetivo, melhor! Não defina muitas metas ao mesmo tempo.

 

Quanto mais metas paralelas menos focos dará em cada uma. Após conquistar uma meta passe para próxima e isto te dará mais confiança e determinação.

 

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a planejar melhor seus objetivos e, acima de tudo, você pode realizá-los com muito foco, persistência e sucesso!

 

Desejamos um FELIZ 2020!

Leave a Reply