Skip to main content

A saúde masculina muitas vezes é deixada de lado, e isso tem sido comprovado por pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estar desatento à saúde pode favorecer o desenvolvimento de diversas doenças, principalmente daquelas silenciosas, que não manifestam nenhum sintoma.

 

Nesse artigo, vamos falar sobre sete dicas de como você pode cuidar melhor da sua saúde e ter dias com uma qualidade de vida boa.

 

Preparado para as dicas? Então, vamos lá!

 

6 Dicas de como cuidar da saúde masculina

 

1- Priorize as boas noites de sono

Com a rotina cada vez mais agitada, muitas pessoas estão deixando a noite de sono em segundo plano. No entanto, priorizar o descanso e o relaxamento é fundamental quando o assunto é manter a saúde em dia.

 

Procure ir para a cama sempre no mesmo horário. O metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário do sono, por isso tente manter uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana;

 

Procure se alimentar 3 horas antes de deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir. Coma alimentos mais leves e fáceis de ser digeridos, pois durante o sono o metabolismo desacelera. Alimentos de difícil absorção fazem o fluxo sanguíneo no estômago aumentar, enquanto o resto do corpo está mais relaxado, podendo causar refluxo;

 

2- Prevenir é o melhor remédio

Você já realizou um check up esse ano? Os exames preventivos são muito eficazes para reduzir o índice de mortalidade e aumentar a qualidade de vida. Afinal, com essas atividades você têm mais chances de identificar um problema e resolvê-lo da melhor forma.

 

O ideal é que, todos os homens acima de 40 anos deveriam realizar um acompanhamento médico anual.

 

3- Reduza seu estresse

Por não ser considerado uma doença para algumas pessoas, o estresse é negligenciado no dia a dia. O problema é que o estresse é um dos fatores de doenças psicológicas e fisiológicas. Por isso, adotar medidas para reduzi-lo é essencial para ter uma rotina saudável.

 

Começando por ingerir regulamente água. A hidratação é extremamente necessária para manter o bom funcionamento do organismo e também para reduzir o estresse.

 

4- Faça atividades físicas regularmente

Portrait of an active african american man running exercise workout outdoors

O exercício físico além de colaborar para manter o peso ideal, também é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares. Com o grande índice de hipertensão na sociedade, devido a uma má alimentação, as pessoas veem mais necessidade em praticar atividades físicas regulares para reparar os danos já causados ao organismo.

 

5- Exposição ao sol e alimentação saudável

Ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a manter o peso adequado e evita o sobrepeso.

 

Ingerir alimentos ricos em cálcio diariamente e ficar exposto ao sol todos os dias. De 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 16h, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no organismo. Além dessas recomendações, também é preciso evitar a ingestão de álcool e o tabagismo.

 

6- Aferir a pressão arterial regularmente

A adoção de hábitos saudáveis, aliás a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. Assim, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz.

 

Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção ao corpo e ficar atento aos sinais que ele envia, embora o cuidado deve ser diário. 

 

Afinal mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável. É fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância de se cuidar.

 

Gostou desse post, compartilhe com seus amigos, e até a próxima!

 

Fonte: Ministério da Saúde

Leave a Reply