Skip to main content

Há quem diga que o verão é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, grande parte da população sente maior disposição em praticar exercícios físicos no calor ao invés de dias frios.

 

Porém, a estação mais quente do ano exige cuidados específicos relacionados à prática de atividades físicas, de modo que potenciais danos à saúde sejam evitados. Pensando nisso, o artigo de hoje traz aos leitores 5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no calor.

 

Vamos lá!

 

Porque as pessoas gostam de praticar exercícios físicos no verão

 

Você sabia que em temperaturas mais frias, é muito mais fácil para o organismo manter a temperatura corporal controlada durante a prática de atividades físicas? No entanto, mesmo assim, muitas pessoas possuem preferência por se exercitar em dias mais quentes.

 

Uma das principais explicações para essa questão se deve ao fato de que, em dias muito frios, é necessário um maior gasto energético para manter o corpo aquecido. Além disso, temperaturas geladas tornam os músculos e articulações mais rígidos, o que pode gerar redução da força e da mobilidade, e em alguns casos, contribuir para o aumento do risco de lesões.  

 

Confira abaixo os 5 cuidados que você deve ter ao praticar exercícios físicos nessa época do ano.

 

1- Matenha seu corpo hidratado

A água é um componente fundamental de todas as células do organismo. É o líquido que ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Em dias mais quentes e que requerem um esforço físico maior, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, para repor o líquido perdido com o suor.

 

2- Faça alongamentos

Diferente do que muitas pessoas imaginam, às temperaturas elevadas não são suficientes para aquecer o corpo. É fundamental realizar alongamentos antes e depois da atividade física para prevenir lesões. Logicamente, depende muito da atividade física proposta.

 

3- Use protetor solar

Esportes praticados ao ar livre exigem cuidados com o Sol. Além de manter o corpo hidratado, abuse do uso de protetores solares com o FPS recomendado para o seu tom de pele. Lembre-se que os raios UVs (Ultravioleta) penetram profundamente na pele e podem causar danos irreversíveis, além de queimaduras, oferecem o risco muito grande de adquirir um câncer de pele.

 

4- Use roupas adequadas

Ao praticar exercícios físicos no calor, é importante que façamos uso de roupas leves, produzidas com tecidos especiais, de modo que nosso corpo consiga transpirar e resfriar de maneira adequada.

 

5- Muita atenção aos horários 

Muitos treinadores e educadores físicos aconselham que, no Verão, a prática de atividades físicas deve ser realizada antes das 10h e após às 17h, horários em que as temperaturas encontram-se mais amenas, evitando o aquecimento excessivo de nosso organismo.

 

Dicas extras do CEVISA

Importante salientar que atividade física é diferente de exercício físico.

A atividade física é todo movimento que você faz do corpo, seja ela uma caminhada até o trabalho ou escola, uma ida ao supermercado, limpar casa, limpar um quintal,nesse sentido você esta se mexendo e tem seus benefícios também.

O exercício físico é feito de maneira programada, sistemática e organizada, sendo assim você irá tirar um tempo pra você ir a uma academia, natação, jogar um tênis, etc. e os benefícios podem ir muito além como gasto de calorias mais altos, emagrecer, fortalecimento geral e etc.

Procure sempre a ajuda de um profissional de educação física.

Essa dica foi dada pelo nosso preparador físico, Júlio Nunes. Para ficar por dentro de todas as dicas não deixe de acompanhar os posts aqui do blog.

Leave a Reply