Skip to main content

A audição é um dos cinco sentidos humanos, é capaz de ouvir e processar o som, e o órgão responsável por isso é a orelha. Este é o primeiro sentido a se desenvolver na gestação, por volta da décima sexta semana, quando já é possível o feto desenvolver estímulos provenientes do corpo materno e também do ambiente externo.

Neste artigo vamos falar sobre:

  • Anatomia da orelha
  • A audição e a linguagem
  • Volume e perda auditiva
  • 5 Dicas para cuidar da audição
  • Otorrinolaringologista no Centro Médico

A anatomia da orelha

O processo da audição ocorre em duas etapas: o mecânico, que acontece na orelha externa e média, e o mecânico/elétrico, que decorre na orelha interna.

Orelha externa – constituída pelo pavilhão auricular e o canal auditivo.

Orelha média – membrana timpânica e cadeia de ossículos.

Orelha interna – cóclea, sistema vestibular e nervo auditivo.

Ficou confuso? Acompanhe comigo a imagem abaixo:

 

 

A audição e a linguagem

O sentido da audição é fundamental no nosso cotidiano e por muitas vezes é negligenciado. A audição nos permite desenvolver a linguagem oral, que é o que nos diferencia dos animais. Através dela percebemos o mundo ao nosso redor,  é um dos sentidos mais importantes para a nossa comunicação e relacionamento.

O som é capaz de proporcionar e modificar as emoções, e elas podem ter um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida de cada um de nós.

Muitas pessoas esquecem que os ouvidos são os responsáveis pela nossa qualidade de vida. Devemos estar atentos a saúde de nossos ouvidos o tempo todo, não somente na terceira idade, para termos uma boa audição.

Volume e perda auditiva

A Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) realizou um estudo em São Paulo com 68 jovens. Nesse estudo foi concluído que apenas 14 deles escutavam música com volume mais baixo do que 85 decibéis (dB), valor que é considerado seguro para os ouvidos. Os valores médios ficaram entre 92 dB e 109 dB.

Além disso, os alunos que participaram do levantamento passavam até 4 horas diárias com os fones de ouvido, tempo avaliado como excessivo, o que pode provocar consequências graves, chegando até a perda auditiva precoce.

É preciso proteger a saúde de nossos ouvidos, por isso, fique atento a essas dicas:

5 dicas para cuidar da audição

  1. Não escute música nem televisão em volumes muito altos;
  2. Busque o silêncio pelo máximo de tempo possível, procurando descansar os seus ouvidos com períodos sem o uso de fones, por exemplo;
  3. Limite o tempo de uso dos fones de ouvido, já que o período submetido a sons muito altos também pode provocar problemas. Quanto maior o volume que você escuta, menor deve ser o tempo de exposição;
  4. Não utilize fones de música em ambientes muito barulhentos, assim você evita aumentar o volume excessivamente;
  5. Use os protetores auriculares, eles criam uma barreira acústica que evita o desgaste e a perda auditiva precoce.

Otorrinolaringologista no Centro Médico

A maioria das pessoas só procura o médico quando já possui algum problema ou quando o mesmo já se agravou muito. O Otorrinolaringologista é o médico especialista na saúde dos ouvidos e que pode orientar a prevenção da perda auditiva.

Sempre que perceber algum desconforto nos ouvidos — como zumbidos e diminuição da acuidade auditiva — procure um Otorrinolaringologista para realizar uma avaliação detalhada. Além disso, pessoas acima de 50 anos devem procurar esse médico com frequência de uma vez ao ano, para avaliar a saúde da audição.

No Centro Médico CEVISA, você consegue agendar uma consulta, é só entrar em contato no número (19) 3858-5918, e falar com um dos atendentes.

Leave a Reply