Skip to main content

Afinal, o que é poluição sonora? Poluição sonora é a terceira maior poluição,  depois da água e do ar, é um conjunto de ruídos que ocorrem simultaneamente no ambiente e são avaliados mediante a frequência e a intensidade sonora. E como podemos entender e diferenciar quando um som estiver sendo prejudicial para a nossa audição? É o que vamos ver nesse artigo. Além disso, também vamos falar sobre:

  • O que é ruído?
  • Como os ruídos são percebidos?
  • Quais os impactos clínicos causados por sons muito altos?
  • Quais são os níveis de ruídos aceitáveis para a nossa audição?

O que é um ruído?

O ruído é então definido como qualquer estímulo sonoro desagradável ou irritante para quem o está presenciando. Entretanto, para uma definição mais elaborada, poderíamos dizer que, o ruído seria o som que atrapalha a comunicação principal, podendo ser contínuo, intermitente ou de impacto, seja pelo volume exacerbado, seja pela qualidade do som emitido.

Para a finalidade do diagnóstico e avaliação da progressão de perda auditiva instaurada, como eles são percebidos? Continue com a leitura, pois, vamos compreender melhor a seguir:

Como os ruídos são percebidos?

Os ruídos são percebidos em diferentes momentos do dia, como em uma sala de aula, situações de tráfego de veículos automotores, ambientes com muita música (como danceterias ou shows), eventos, aglomeração de pessoas, etc.

E quais são os impactos clínicos desse problema?

Além dos sintomas auditivos decorrentes da exposição excessiva ao ruído  ele traz  vários impactos não auditivos como:

  1. Conforme o aumento no nível de ruído, os indivíduos podem apresentar dificuldades para conciliar o sono;
  2. Problemas com hipertensão, insônia, estresse, falta de atenção, alterações gástricas, impotência sexual entre outros;
  3. Problemas para entender a fala escutar e manter diálogos com outras pessoas;
  4. Zumbidos;
  5. Incômodos progressivos;
  6. Entre outras características, que são sintomas da perda auditiva causada pela exposição ao ruído a longo prazo.

Além disso, indivíduo também pode apresentar surdez, o que o levará a necessidade de utilizar aparelhos auditivos ou de reabilitação auditiva para recuperar, ou amenizar o dano causado pela exposição a  nível tóxico e constante da poluição sonora.

Quais os impactos clínicos causados por sons muito altos?

A poluição sonora promove o aumento de hormônios no sangue, como a adrenalina, que causa constrição dos vasos sanguíneos e, consequentemente, aumento da pressão arterial a curto prazo. Nesse caso, os indivíduos com diagnóstico de hipertensão serão mais afetados.

Além disso, esse estímulo causa distúrbios de sono, principalmente quando associada a luzes intermitentes ou barulhos altos, causando insônia e diminuindo a qualidade de vida.

E quais são os níveis de ruídos aceitáveis para nossa audição?

 

 

Até 50dB o nível de ruído ainda é confortável, como em salas de leitura, biblioteca e lugares com pouco diálogo entre as pessoas. Acima desse nível, os impactos auditivos serão percebidos e o tempo de exposição deve ser diminuído progressivamente.

De acordo com as NR 15 (Norma Regulamentar da Legislação Trabalhista Brasileira que regulamenta sobre trabalhados insalubres), é determinado que, um nível de ruído de 85dB, o indivíduo poderá permanecer no ambiente por no máximo 8 horas, enquanto em um ambiente com um nível de 110 DB, não se deve ultrapassar 15 min.

Obs: Essas informações foram elaboradas e revisadas pelo Decreto de lei n.9/2007

Afinal, como podemos saber se a sua audição está realmente boa? Consultando um dos nossos especialistas nessa área. Para agendar uma consulta com o otorrino, e fazer um check up da sua audição, ligue para (19) 3858-1958.

Leave a Reply