Skip to main content

O diabetes é uma doença crônica, sem cura e de evolução progressiva. Mas, com bom controle da doença, é possível conviver com ela de forma saudável e com ótima qualidade de vida. O que faz a diferença é compromisso que cada um tem em se cuidar de verdade.

Se é o seu caso ou o de alguém próximo, fique atento às seguintes dicas e recomendações:

 

Controle o peso

Ao mudar o estilo de vida e de forma dirigida para para a redução de peso, no caso dos que  estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade, é decisivo para o controle do diabetes. A redução moderada de peso, equivalente a 5% a 7% do peso corporal, traz melhorias para o controle glicêmico e diminui as chances de necessitar de medicamentos, por exemplo. Ou seja, perder aqueles 5 ou  6 quilos pode trazer mais benefícios do que imaginava. Essa perda o também traz importantes ganhos para o controle de lipídios e pressão arterial.

 

Consuma carboidratos da forma correta

A indicação de consumo de carboidratos para quem possui diabetes tipo 2 pode variar, de acordo o acompanhamento profissional e necessidades específicas de nutrição. Mas, por incrível que pareça, a recomendação geral de como consumir esse nutriente é a mesma para todas as pessoas sem a diabetes. Ou seja, deve ser um consumo de alimentos de qualidade, sem excessos, e que inclua cereais integrais e com redução de consumo de doces, massas e gorduras Um estudo publicado na revista Lancet em 2019 diz que o consumo de 15 g/dia de cereais integral tem grande ação positiva sobre o controle do diabetes 2.

 

Inclua as fibras no cardápio

As fibras são de grande importância para a prevenção e controle do diabetes por atuarem no controle da glicemia, metabolismo de lipídios, sensação de saciedade e controle de peso. As fibras estão presentes no vegetais, como folhas, talos, sementes e bagaços, e os principais alimentos que é possível encontrá-las são frutas, legumes, verduras, leguminosas como ervilha, feijão, grão de bico e lentilha, farelo de aveia e de cevada e semente de linhaça. Outro aspecto das fibras que vem sendo estudado por pesquisadores é a importância do consumo das fibras prebióticas, que são que ajudam na preservação da flora intestinal, que também influencia na ação da insulina. A fibras prebióticas são encontradas em sementes e raízes de vegetais como alho, cebola, chicória, alcachofra, aspargo, graõs de soja, grão de bico, cevada e centeio.

 

Dê preferência para os alimentos in natura         

Evite os alimentos ultraprocessados, como os que são ricos em gorduras, sal, açúcar e aditivos químicos, e dê preferência para os in natura ou minimamente processados. Vale também conferir as dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira  (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf) , que possui uma lista completa de dicas de como garanir uma alimentação de qualidade.

 

Pratique exercícios físicos cotidianamente

A lista de benefícios obtidos pela prática de exercícios físicos é realmente extensa para quem possui diabetes. Além dela ser fundamental para a manutenção do peso, ela melhora a composição corporal de forma geral, bem como a resistência do corpo à insulina, reduz o risco de doenças cardiovasculares, os níveis da pressão arterial e até mesmo da necessidade de uso de medicamentos para controle do diabetes 2.

 

Faça o controle correto junto ao seu médico

Quem possui diabetes precisa de acompanhamento médico. É ele quem indicará a necessidade ou não de medicamentos, o quanto deve monitorar sua glicemia e o ajuste da dieta alimentar para cada caso. Por exemplo: todas as frutas estão liberadas para consumo do diabético, mas, em alguns casos,  o médico poderá limitar a quantidade de consumo de determinadas frutas.

 

 ————————————

 

E para você, é um desafio controlar seu diabetes?

O CEVISA possui um programa especial de regulação e controle do diabetes, desenhado e acompanhado por uma equipe médica, com procedimentos que envolvem todos os aspectos do tratamento, desde os exames laboratoriais até o acompanhamento psicológico e espiritual.

Quer saber mais sobre o programa? Clique aqui e fale com nossa equipe!

 

 

Leave a Reply