Skip to main content

Receber a alta hospitalar após tratar de complicações da Covid-19 é um dos momentos mais esperados por quem sofreu com a doença, bem como para quem acompanhou o caso de um familiar ou amigo próximo. Mas, muitas vezes essa etapa é o início de uma segunda jornada, que é a de tratar uma série de sintomas que acometem as pessoas que já se curaram da infecção pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus, e que podem permanecer por meses.

 

Esse conjunto de sintomas é chamado de síndrome pós-Covid-19 e atinge, principalmente, quem teve caso agudo da doença, os quais precisaram de internação ou ainda de serem intubados. Devido ao tempo de internação e danos causados pelo estado de inflamação sistêmica, essas pessoas voltam para a casa com o corpo bastante debilitado, com perda de condicionamento físico, dores persistentes pelo corpo e, às vezes, com sequelas respiratórias mais severas.

 

E o que chama a atenção é que a síndrome também tem acometido quem teve casos mais leves da doença.

 

Entre os principais sintomas da síndrome pós-Covid19 estão:

  • Dificuldades respiratórias:
  • Desequilíbrios na função cardíaca;
  • Fadiga;
  • Dores musculares;
  • Dores nas articulações;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de força muscular;
  • Perda de memória;
  • Dificuldade de raciocínio;
  • Transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Abaixo, listamos algumas informações sobre o que se sabe a respeito dos principais sintomas:

 

Problemas respiratórios

 

Falta de ar, fadiga, cansaço, dor no peito, tosse crônica são alguns dos sintomas que podem permanecer por semanas e até meses após a infecção da Covid-19. A fadiga, que é o cansaço mais intenso, pode atingir até cerca de 60% das pessoas que tiveram a doença, o que faz dessa condição o relato mais comum em pacientes já recuperados da infecção. Uma das causas dessa perda de desempenho pulmonar pode ser devido à fibrose pulmonar, uma cicatriz gerada depois de uma inflamação no órgão. Com isso, atividades simples do dia a dia, como andar, trabalhar ou qualquer outra coisa rotineira se torna extremamente cansativo.

 

Problemas cardiovasculares

 

Logo no início da pandemia, entendemos os riscos da Covid-19 para quem já possui problemas no sistema cardiovascular, como a hipertensão. Agora, também tem sido revelado o quanto muitas pessoas têm desenvolvido transtornos após a infecção, inclusive em quem não tinha nenhuma doença cardíaca pré-existente. Entre os problemas que podem ocorrer estão arritmias, aumento ou diminuição da pressão arterial, insuficiência cardíaca e miocardite. Um estudo realizado no Reino Unido revelou que cerca de 55% de pacientes internados com Covid-19 desenvolveram alguma anormalidade na função cardíaca.

 

Transtornos neurológicos

 

Muitas pessoas vêm apresentando sintomas como dificuldade de raciocínio e de concentração, perda de memória e sonolência diurna, mesmo após ter tido um caso leve de Covid-19. Segundo um estudo feito pelo Instituto do Coração (Incor), cerca de 80% das pessoas que tiveram a doença relataram alguns desses sintomas. Ainda não se sabe ao certo porque isso ocorre, mas algumas pesquisas vêm buscando pistas.

 

De acordo com dados iniciais de um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir de exames de imagens, a infecção do novo coronavírus parece alterar alguns padrões de conectividade do nosso cérebro, causando uma espécie de “curto-circuito”. No estado normal do cérebro, enquanto algumas áreas estão trabalhando para alguma atividade, outras estão em repouso. Já no cérebro de quem teve Covid-19, há indícios nas imagens como se todas as áreas permanecessem ligadas, o que faz o cérebro gastar mais energia e ser menos eficiente. O estudo também revelou uma grande quantidade de pessoas que relataram sentir fadiga, perda de olfato e paladar e dores de cabeça muito fortes.

 

Transtornos psicológicos

 

Ter a doença, enfrentar uma internação e ainda não poder estar em contato com a família pode causar transtornos emocionais, como crises de ansiedade e depressão. Além da própria experiência traumática que pode desencadear esses sintomas, ainda se estuda os efeitos neurológicos da infecção da Covid-19 que podem causar essas consequências.

 

_____________

 

Esse conjunto de sintomas que configura a síndrome pós-Covid precisa ser alvo de atenção, mesmo em casos nos quais não haja agravamento. Intervenções como fisioterapia respiratória e motora, mudanças na alimentação e acolhimento psicológico são essenciais para uma recuperação plena e não devem ser desconsiderados.

 

 

 

E você, teve Covid-19 e apresenta alguns desses sintomas?

O CEVISA possui um programa especial de reabilitação pós-Covid, desenhado e acompanhado por uma equipe médica, com procedimentos que envolvem todos os aspectos da recuperação.

Quer saber mais sobre o programa? Clique aqui e fale com nossa equipe!

 

 

Fontes: https://agencia.fapesp.br/brasil-precisa-criar-protocolos-para-tratamento-da-sindrome-pos-covid-19/35648/

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53393223

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2020/08/24/covid-19-pode-causar-sequelas-no-coracao.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2021/04/03/efeitos-da-covid-o-que-causa-falta-de-ar-e-fadiga-apos-covid-19.htm#:~:text=Autoridades%20de%20sa%C3%BAde%20dos%20Estados,vai%20ter%20a%20mesma%20gravidade.

https://agencia.fapesp.br/covid-19-pode-alterar-o-padrao-de-conectividade-funcional-do-cerebro-aponta-estudo/35081/?fbclid=IwAR0kpdlJrpBufMVD3HWyiGXrBoZCRHfHetzScqvifGIy5hyffgnF9Hn9CoU

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=305698

https://www.medicina.ufmg.br/dor-depressao-e-ansiedade-podem-estar-entre-as-sequelas-da-covid-19/

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply