Skip to main content

Doença do refluxo gastroesofágico tem total relação  com alimentação, tanto no tipo de alimentos , na quantidade , na combinação dos mesmos, horários de refeição  e também como é feita a mastigação se muito  rápida ou devagar.

Na grande maioria dos casos não precisa de nenhuma medicação, somente com a correção de hábitos alimentares o  refluxo melhora muito.

Segue algumas orientações:

  1. Evite- Lacticínios e derivados, cafeína, alimentos muito condimentados de temperos, pimenta, refrigerantes, sucos industrializados ou com açúcar,  bebidas alcoólicas, frituras, doces em geral incluindo bolos, tortas, sorvetes,  e chocolates.
  2. Coma devagar – mastigue bem os alimentos.
  3. Não deitar ou reclinar a cabeça após uma refeição , aguardar pelo menos 2 horas.
  4. Não ingerir líquidos nas refeições.
  5. Não  comer em grandes quantidades em uma mesma refeição, principalmente a  noite comer o mais cedo possível e refeições leves.
  6. Suco de batata, chás de funcho, camomila, sávia, hortelã, são bons para problemas digestivos, e podem ser tomado nos intervalos das refeições.

A medicação para aliviar o refluxo diminui absorção de vitamina b12, entre outros efeitos colaterais. Não é recomendável fazer o uso contínuo. O ideal é realmente mudar os hábitos alimentares.

Dra Luisa Antunes

Leave a Reply