Skip to main content

No mês de setembro vestimos amarelo como forma de promover o debate sobre a prevenção ao suicídio.

Desde de 2015 o “Setembro Amarelo” tem como objetivo trazer conversas, debates, discussões sobre como podemos prevenir o suicido de pessoas que estão sofrendo.

O diálogo é a melhor forma de prevenção, isso porque a grande questão nesta situação é o sofrimento. Precisamos romper o silêncio. Vale ressaltar que o suicídio está intrinsecamente relacionado com a demografia onde se está inserido e seu contexto cultural, isso quer dizer que seus fatores condicionantes podem alternar em relação aos problemas de cada localidade. Mas, em todos os casos, o ato de não querer viver está associado ao sofrimento humano, a não querer sofrer.

Por isso, se você está sofrendo saiba que tem muitas pessoas querendo te ouvir, querendo te acolher, querendo te ver viver sem dor e sem sofrimento.

Se você conhece alguém sofrendo, saiba que só a sua presença já fará a diferença. Você pode conduzir este amigo para um tratamento que irá trazer luz a escuridão do sofrimento.

Não precisamos ter medo de falar sobre a dor, o sofrimento, a morte. Vamos quebrar tabus, vencer o estigma da fraqueza, vamos falar sério.

Suicídio não é sinônimo de covardia ou falta de Deus, é um desespero de alguém que sofre e não vê outra saída para sua dor. Vamos diminuir o sofrimento evitando a deterioração das relações sociais. Vamos falar, vamos ouvir, vamos escutar ativamente. Quando a dor silencia, as palavras ajudam a sobreviver ao sofrimento. Então fale, falar é a melhor saída!

Leave a Reply