Skip to main content

Diabetes é uma doença crônica , a qual atera o metabolismo levando a uma hiperglicemia por deficiência da secreção da insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade da ação da insulina que é a resistência insulínica , a qual atinge outros órgãos e tecidos do corpo humano.

 

A epidemia de diabetes mellitus (DM) é alarmante. Atualmente, estima-se que a população mundial com diabetes é da ordem de 425 milhões de pessoas , no Brasil 6.2% da população tem Diabetes Melitus. Principalmente o Diabetes Melitus tipo 2 (DM2) , o qual é o tipo  mais prevalente em tornos de 95% dos indivíduos  diabéticos,  poder ser prevenido e controlado através de mudanças de estilo de vida.

 

Diabetes tipo 2 – Características gerais

A  maioria das pessoas que desenvolve o diabetes tipo 2, por exemplo, está acima do peso ou é obesa.  Comprovando  que educação alimentar e a qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada ao desenvolvimento da doença.

 

A prevenção  de forma mais efetiva acontece quando se dá   mais atenção à saúde de forma integral.   A prevenção primária vai evitar que indivíduos suscetíveis desenvolvam diabetes, tendo impacto por reduzir ou retardar tanto a necessidade de atenção à saúde como a de tratar as complicações da doença.

 

As intervenções  para o paciente com Diabetes tipo 2, condição na qual a maioria dos indivíduos também apresenta obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia, a abordagem também  deve abranger esses outros  problemas metabólicos,  o que, além de prevenir o surgimento de diabetes, estaria também evitando doenças cardiovasculares e reduzindo a mortalidade .

 

Diabetes e estilo de vida saudável

Há muitas  evidências de que alterações no estilo de vida,  e na redução da atividade física, associam-se a acentuado aumento  na prevalência de DM2. Os programas de prevenção primária do DM2 baseiam- se em intervenções na dieta e na prática de atividades físicas, visando a combater o excesso de peso em indivíduos com maior risco de desenvolver diabetes.

 

É importante lembrar que, como toda doença, o diabetes se não controlado, pode trazer diversas complicações. O não controle da doença pode acarretar em complicações cardiovasculares, neuropatia diabética (dores contínuas, formigamento e falta de sensibilidade nos membros inferiores), nefropatia (exaustão renal e danificação dos néfrons) e retinopatia (edema na retina que pode levar a perda total ou parcial da visão). Uma ótima notícia, é que mantendo a doença sob controle e o estilo de vida saudável, alguns pacientes não necessitarão da utilização de medicamentos.

 

Mudança nos hábitos e estilo de vida

Algumas recomendações importantes  de  Mudança de Hábitos e  Estilo de Vida diminuem o risco de Diabetes, controlam a doença, evitam as complicações. Seguem as recomendações:

  • Diminuição de 5-10% do peso.
  • Atividade física moderada (como caminhada) de 30min/dia (ou 150 min/semana).
  • Diminuição de gorduras totais da dieta para < 30% do total de calorias ingeridas.
  • Mudança de qualidade de gorduras (<10% de gorduras saturadas).
  • Aumento de consumo de fibras.
  • Diminuir ou evitar alimentos de origem animal
  • Diminuir consumes de todos os carboidratos , principalmente os refinados ( açúcar, farinhas brancas)

É importante ter em mente que hábitos simples na rotina, que incluem alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, trazem benefícios não somente para o tratamento, como também atuam na prevenção da doença. Além do monitoramento da glicose e do uso de medicação quando necessário. Algumas pequenas e importantes   mudanças nos hábitos e estilo de vida  que trazem os maiores resultados para o controle , prevenção do Diabetes e promovem melhor saúde integral e com qualidade de vida.

 

Texto escrito por: Dra Luísa Adriana Antunes

Leave a Reply