Skip to main content

Você sabia que a insônia é muito mais comum entre as pessoas? De acordo com a Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia
distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Nesse artigo vamos falar sobre:

• que é a insônia
• As causas
• Sintomas
• Tipos de tratamentos
• Onde encontrar ajuda

O que é Insônia?

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação. Mas, então o que causa a insônia?

As causas

As causas mais comuns de insônia são:

  1. Estresse
  2. Ansiedade
  3. Depressão
  4. Mudança no ambiente ou horário de trabalho
  5. Maus hábitos de sono
  6. Medicações
  7. Cafeína, nicotina
  8. Comer muito tarde
  9. Idade

Fatores de risco

Muitas pessoas podem apresentar um quadro de insônia ocasionalmente. Mas o risco de insônia é maior em:

• Pessoas do sexo feminino. As mulheres são muito mais propensas a sofrer de insônia, principalmente por causa de mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e na menopausa.
• A insônia também é comum com a gravidez.
• Pessoas acima dos 60 anos de idade, devido principalmente às alterações nos padrões de sono e a problemas de saúde.
• Pessoas com algum distúrbio de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático são mais propensas a apresentar insônia.
• Pessoas sob estresse. Fatos estressantes podem causar insônia temporária. Trabalhar à noite ou viajar a trabalho, que envolva trocas frequentes de fuso horário.

 

Mas, e como detectar se uma pessoa estar com insônia?

 

Pode parecer óbvia a resposta, mas existem alguns sintomas que não são muito populares, o que faz com que o mesmo não seja levado em consideração numa autoanálise.

 

Vamos aos sintomas:

Sintomas de Insônia

Os principais sintomas de insônia podem incluir:

Depression and insomnia- young woman sitting on bed

Dificuldade para adormecer à noite
Despertar durante a noite
Despertar muito cedo
Não se sentir descansado após uma noite de sono
Cansaço ou sonolência diurna
Irritabilidade, depressão ou ansiedade
Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante
Aumento do risco de acidentes
Dores de cabeça localizadas
Problemas gastrointestinais
Preocupações contínuas com o sono

Uma pessoa com insônia, muitas vezes, pode levar 30 minutos ou mais para adormecer e pode dormir por apenas seis horas ou menos a partir de três noites por semana por mais de três meses.

Buscando tratamentos:

Tratamento de Insônia

Uma mudança nos hábitos de sono e tratar as causas subjacentes da insônia, como condições médicas ou medicamentos, pode restaurar um padrão de sono saudável em muitos pacientes. Se essas medidas não funcionarem, o médico pode recomendar medicamentos para ajudar com o relaxamento e na readequação do sono.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se auto medique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Buscando ajuda médica:

Os profissionais adequados

Se você tiver sintomas de insônia e eles estiverem prejudicando suas atividades diárias e seu desempenho no trabalho ou nos estudos, procure um especialista para determinar o que pode estar causando o problema e saber como ele pode ser tratado.

Onde encontrar ajuda?

Entre as especialidades que podem diagnosticar insônia estão:
Clínica médica
Neurologista
Medicina do sono
Psiquiatria.

A boa notícia é que você pode encontrar esses profissionais no CENTRO MÉDICO CEVISA. Para agendar uma consulta é só acessar aqui.

Até a próxima!

Leave a Reply