Skip to main content

O cigarro é um dos vícios mais difíceis de deixar. Porém, é possível enxergar uma grande melhora na saúde, nos primeiros minutos que você o larga. Neste artigo vamos conhecer quais são alguns dos benefícios de parar de fumar.

Vício  (substantivo masculino)
“Dependência física ou psicológica que faz alguém buscar o consumo excessivo de algo, de uma substância, geralmente alcoólica ou entorpecente: vício de fumar.” – Dicionário Online da Língua Portuguesa

COMO COMEÇA UM VÍCIO

Quando o assunto é “vício” esquecemos de pensar que existem diversos fatores e contextos que podem desencadeá-los. O vício é uma abstinência vivida em ausência de algo, podendo se manifestar por angústia, sono, ansiedade, depressão, e até mesmo por alguma dor física.

O vício está ligado ao prazer ou recompensa, por isso, um viciado tende a procurar uma substância ou comportamento, almejando uma sensação de bem-estar, relaxamento e alívio.

Sinais que podem indicar que você está se tornando um viciado

Uma pessoa, após ter experimentado pela primeira vez, surge dificuldades de controlar seus impulsos, sentindo-se inquieto por não recorrer a substância.

Mesmo sendo notada a relação de dependência da substância, a pessoa tem dificuldades para admitir que tem um problema. Toda situação torna-se um motivo para buscar o cigarro, aumentando assim, a frequência do uso, tornando parte da sua rotina

Mas, o que acontece com seu corpo quando você para de fumar? É o que vamos saber a seguir.

OS BENEFÍCIOS DE PARAR DE FUMAR

Em apenas 20 minutos após você parar de fumar, os batimentos cardíacos melhoram, e há uma normalização da temperatura sanguínea (a ponta dos dedos das mãos e pés ficam quentes), além de um aumento de oxigênio no organismo, que é um dos principais benefícios.

Em 24 horas, aquela respiração ofegante que um fumante apresenta, desaparece, e seu nível de oxigênio no organismo normaliza. A sensibilidade do olfato e paladar começam a voltar ao normal, fora a facilidade de respirar.

Um fôlego extra começa a surgir, por volta do segundo e terceiro dia, tornando mais fácil a realização de atividades físicas, sem sentir cansaço. Seis meses depois o sentimento de estresses, até agora muito presente, diminui. Um ano depois o risco de doenças cardíacas é reduzido em 50%, é menor o risco de acidente vascular cerebral, e há uma melhora no sistema imunológico.

Passados dez anos, é menor o risco de câncer (fumantes são mais propensos  a terem cânceres, do que os não fumantes). Também apresenta uma chance menor de qualquer tipo de riscos de saúde. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mortes por tabagismo podem chegar a 7,5 milhões em 2020.

Como tratar um quadro de vício em cigarros

Como foi dito no início desse artigo, todo aquele que é viciado em algo está em busca daquilo que o satisfaça, uma sensação de alívio para um determinado problema ou dificuldade que enfrenta.

Em função de que os vícios envolvem vários aspectos da nossa saúde, é indicado que o tratamento seja realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e médicos especialistas. Além disso, também é recomendado que a pessoa procure participar de grupos de autoajuda, onde é proporcionado compreensão e motivação.

Se você gostou desse artigo, ou conhece alguém que precise e queira a ajuda de profissionais, entre em contato conosco. Aqui no CEVISA existe um programa voltado especialmente para pessoas que desejam se desintoxicar: o SUPERDETOX.

 

 

Leave a Reply