Skip to main content

 

Sabemos que, com a queda das temperaturas no outono e o inverno é muito comum o aumento do número de pessoas com todo tipo de doenças respiratórias: bronquite, sinusite, resfriado, rinite, amigdalite, gripe, pneumonia e até tuberculose. Além das mudanças bruscas na temperatura, os níveis de poluição do ar e a propagação de bactérias e vírus em ambientes fechados são outros fatores que aumentam a incidência de doenças respiratórias.

Sobre os problemas respiratórios

Falamos aqui no blog sobre os problemas respiratórios e como identificar suas principais causas. Hoje, vamos dar algumas dicas para você combate-los.

Nesse texto você vai conhecer seis novas dicas, que vão ajudar a combater alguns problemas respiratórios. Quem nos orienta é a Dra Paula Santana, médica otorrinolaringologista no Ambulatório do CEVISA.

Dicas de como combater problemas respiratórios

 

 

Existem diversas formas de combater e prevenir problemas respiratórios. Alguns mais comuns e mais simples de serem tratados, e outros mais raros e complexos. Para esses últimos, a orientação é procurar a ajuda de um profissional de saúde, pois somente ele poderá diagnosticar ou prescrever um tratamento.

Para os mais comuns, vamos as dicas.

Beber muita água

Manter o corpo hidratado é sem dúvida a melhor maneira de combater os problemas respiratórios. Não estamos falando somente da água em si, mas também outras formas de hidratação são válidas como, a ingestão de sucos de frutas naturais, água de coco, frutas e verduras também contribuem para manter o organismo saudável.

Manter os ambientes limpos

Passar um pano úmido nos móveis em dias alternados é essencial para combater aos ácaros, fungos e evitar o acúmulo de poeira responsável por doenças respiratórias. Em dias secos, esses cuidados são ainda mais requisitados para a saúde.

Procure manter os locais mais úmidos

Crianças e idosos são os que mais sentem quando o ar está seco, antes de dormir uma dica simples e válida é deixar um balde com água no quarto, toalha molhada ou mesmo um umidificador de ar.

Alimentação saudável

Procure consumir alimentos frescos, como frutas, verduras, legumes.

Cuidados com a pele

Dermatites e alergias na pele são também sintomas comuns decorrentes da má qualidade do ar. Para evitar implicações com a pele evite banhos quentes e passe diariamente cremes hidratantes. Ao sentir os olhos e narinas secas pode ser aplicado algumas gotas de soro fisiológico para hidratação dessas regiões.

Lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%

Uma ótima forma de acabar com a dificuldade de respirar e de desentupir o nariz consiste em, fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% (usando uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto), eliminando o máximo de catarro.

Otorrinolaringologista no Ambulatório – CEVISA

Essas são algumas das muitas dicas da Dra Paula Santana. Se você precisa de uma orientação mais detalhada para um caso específico, marque com consulta com ela através do número (19) 3858- 5918.

Até a próxima!

 

Leave a Reply